Partilhar

Adaptar parques infantis a adultos. A ideia está a ganhar força e a chegar a Portugal

Em várias cidades estão a surgir parques multigeracionais com equipamentos que fomentam a prática de exercício físico (também) para os adultos.

7 Outubro 2019
Forever Young

O movimento de adaptar parques infantis e jardins com equipamentos que promovam a prática de exercício físico (também para os adultos) já é muito popular na China, no Japão e está agora a chegar à Europa (incluindo Portugal) e à América, segundo um artigo do Wall Street Journal. Esta é uma medida que atende à necessidade de cuidar do envelhecimento da população, por parte das organizações e municípios.

Este é um novo conceito que tende a apresentar equipamentos de baixo impacto financeiro para as câmaras municipais e amigáveis para o ambiente.

Mas, os prós destes equipamentos não se ficam por ai. O diretor de uma organização sem fins lucrativos norte-americana, Cedric Bryant, defende que estes se «concentram na promoção do equilíbrio, flexibilidade e amplitude do movimento, os quais podem ajudar com as capacidades funcionais das pessoas e permitir que eles façam mais do que desejam».

A mesma publicação dá ainda vários exemplos de organizações que já estão a trabalhar no sentido de aumentar o número de parques e a diferenciação dos equipamentos, que possam dar este contributo às pessoas, para uma atividade física mais regular e diversificada em espaços públicos ao ar livre.

Corpo e mente sãos

Embora estes recreios para adultos possam oferecer vários benefícios, é o impacto potencial na saúde que interessa verdadeiramente à maioria dos grupos.

Um estudo finlandês encontrou melhorias significativas no equilíbrio, velocidade e coordenação dos 40 participantes que usaram um desses parques regularmente por três meses. Essas habilidades podem significar a diferença na saúde com que uma pessoa enfrenta o envelhecimento.

O acesso a espaços de recreação ao ar livre também pode ajudar a combater o isolamento e os males associados ao humor, como a depressão que afeta muitas pessoas mais velhas. Doença que a Organização Mundial de Saúde prevê que seja a segunda principal causa de incapacidade global até 2020.

Aliás, «estes ambientes podem ser altamente sociais», como afirma o CEO do Conselho Internacional sobre Envelhecimento Ativo (ICAA) Colin Milner. O que pode ser «algo positivo e revigorante, especialmente, nos casos de isolamento, como a mudança dos filhos ou a morte do cônjuge».

Variedade de benefícios 

No entanto, outros duvidam que esses “recreios adultos” tenham um amplo impacto nos efeitos do envelhecimento.

O professor de ciências da saúde Wojtek Chodzko-Zajko admite que «tudo o que as pessoas puderem fazer para sair de frente da televisão é provavelmente uma boa ideia», apesar de a hipótese «de grandes proporções de pessoas saírem e exercitarem em público ainda não ter sido demonstrada».

Chodzko-Zajko diz que «as pessoas precisam de um menu de opções, oportunidades para serem ativas à sua maneira e fazer o que gostam, como caminhar com um amigo, fazer jardinagem», entre outras alternativas. Algo que uma empresa norte-americana (Play by Design), especializada em espaços de recreação infantil, já viu como uma oportunidade para escalar o seu negócio.

O seu diretor de projetos, Michael Cohen, defende a criação de «lugares divertidos e alegres que façam as pessoas querer voltar». Algo que, acredita ele, pode ter insucesso com a exclusiva construção de espaços que «promovam a musculação ou treinos de resistência».

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 14 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 15 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 15 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 15 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 16 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 16 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 16 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 17 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 17 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 17 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 18 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 18 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 18 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 20 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 20 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 21 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 21 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 22 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 22 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.