A hortelã é uma erva utilizada na gastronomia e na perfumaria devido ao seu aroma intenso e fresco, sendo também usada há séculos devido aos seus benefícios para a saúde. De entre esses benefícios sobressai o impacto positivo na memória.
O óleo ativo da hortelã-pimenta é chamado de mentol e tem propriedades anti-sépticas e antibacterianas que ajudam na digestão e nas dores de estômago. Possui propriedades anti-inflamatórias , sendo um bom aliado nas maleitas que afetam o nariz, a garganta, os brônquios e os pulmões. Também alivia a irritação da tosse crónica.
O seu aroma forte e refrescante pode aliviar dores de cabeça, inibe o crescimento de bactérias no interior da boca e limpa a placa bacteriana depositada nos dentes.
O cérebro, ao sentir o seu aroma, recebe um alerta que atua como estimulante , ajudando a melhorar a concentração e a memória. Esta erva pode acelerar a capacidade mental, aumentando o estado de alerta, a retenção e as funções cognitivas.
Colocar hortelã em infusões é simples, você pode usar as folhas frescas ou secas em água. Também pode fazer chá de menta e usá-lo como base para outras bebidas quentes ou frias.