A dor causada por uma relação tóxica ou abusiva pode ser sentida durante meses e anos. Isto é algo que desgasta emocionalmente as pessoas. Assistir a uma situação destas pode deixar-nos desconfortáveis e preocupados.
Queremos cuidar dos nossos amigos e familiares, pelo que se percebemos que podem estar numa relação não muito saudável então vamos querer ajudá-los a perceber isso mesmo. Mas como devemos fazer isso?
Este é obviamente um tema sensível. Uma má gestão da situação pode causar danos na sua relação de amizade. A outra pessoa pode não compreender a sua preocupação ou não ficar satisfeita com os seus comentários.
Eis alguns dos principais conselhos que deve seguir caso queira mesmo ajudar um amigo ou familiar que possa estar a viver uma relação abusiva.
-
Validação
Aqui falamos da importância de conseguir assegurar a outra pessoa de que os seus sentimentos são válidos e verdadeiros. Não desvalorize o ponto de vista do seu amigo ou familiar. Independentemente de poder não concordar ou de discordar, os relatos da outra pessoa devem ser sempre respeitados. Comunique de uma forma verdadeira, atenta e sincera. Explique que compreende os seus sentimentos e que está aqui para apoiar no que for necessário.
-
Pergunte se precisam de ajuda
Ao invés de assumir imediatamente que as pessoas vão estar interessadas nos seus conselhos. Comece por perguntar se estão recetivos a ouvir o seu feedback. É provável que estas pessoas estejam já numa situação vulnerável, algo habituadas a ter alguém mais dominador que lhe diga o que fazer ou pensar. Como tal é sensato pensar uma abordagem mais suave. Não deixe de perguntar se querem falar um pouco consigo ou se precisam de desabafar. A partir daí vá evoluindo a conversação conforme a recetividade da outra pessoa.
-
Cuide também de si
Estar ativamente a pensar e a cuidar dos outros pode ser extremamente desgastante. É importante que se vá lembrando de cuidar do seu bem-estar, caso contrário não estará em condições de ajudar ninguém. Todos temos uma quantidade limitada de energia por dia, pelo que é importante que vá gerindo bem a forma como a distribui. Não se esqueça de todos os dias reservar um pouco de tempo para cuidar de si.
-
Não desista da outra pessoa
Algo que acontece com relativa frequência quando alguém escolhe continuar numa relação abusiva, é uma progressiva alienação dos outros. Amigos e familiares podem não compreender a decisão da pessoa e ficar algo cansados de tentar ajudá-los a compreender o que está errada na relação. Nesse sentido, podem acabar por deixar de convidar a pessoa para certos eventos ou parar de conversar de forma regular. No entanto é determinante que evite este tipo de situações. Não deixe de continuar a tentar que a outra pessoa se junte a si para certos programas de lazer. Continue a expressar o seu desejo de contar com a presença da pessoa, sem gerar no entanto grandes sentimento de culpa.