Partilhar

Afinal, porque nos sentimos tão atraídos por narcisistas?

De acordo com uma investigadora norte-americana, existem 5 razões que podem explicar porque nos sentimos atraídos por pessoas que porventura não merecem a nossa atenção.

24 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Para o bem e para o mal, somos nós que escolhemos os nossos parceiros. Dentro de um grupo alargado de pessoa e possibilidades, acabamos por “orbitar” em torno de um número exclusivo de pessoas. Sentimo-nos atraídos por certos tipos de características e traços de personalidade que conquistam a nossa atenção.

É natural que se aperceba que tem uma certa tendência para se aproximar intimamente de um certo tipo de pessoa. Infelizmente nem sempre essa escolha é ideal para nós e frequentemente acabamos por sofrer em resultado de uma má decisão.

Porque escolhemos tão mal os nossos parceiros? Sobretudo se sentir frequentemente uma maior atração por pessoas com defeitos de personalidade e tendências narcisistas é provável que sinta necessidade de perceber o que está na origem dessa preferência.

De acordo com Claire Jack, investigadora e life-coach, existem 5 razões fundamentais que podem justificar sinta uma maior atração por pessoas narcisistas.

 

  1. Não existem coincidências

Errar uma vez e entrar numa relação com alguém que não é bom para nós é algo que pode acontecer, sobretudo se estas pessoas forem charmosas e atraentes o suficiente para nos ludibriar. No entanto se o seu registo de se envolver com pessoas narcisistas e egoístas é consistente e frequente, então isso é certamente sinal de algo mais profundo. Existe algo que está na origem desse comportamento. Seja porque está a repetir padrões negativos do passado ou porque está à procura de satisfazer uma necessidade algo destrutiva, é fundamental que reflita sobre o motivo que possa estar na génese deste comportamento. Apenas assim poderá quebrar o ciclo e partir em busca de algo melhor.

  1. Teve uma experiência de abuso narcisista na sua infância

É frequente que as pessoas adultas que se sentem mais atraídas por narcisistas tenham sido elas próprias vítimas de comportamentos semelhantes quando eram crianças. As nossas ideias sobre os outros e as expectativas que temos, partem da nossa experiência familiar. Se um pai ou uma mãe nos ensina, através de palavras e gestos, que para sermos amados temos que atuar de uma determinada forma e que merecemos ser manipulados e ridicularizados, então é provável que isso influencie as nossas relações futuras. É natural que procuremos parceiros que confirmem estas ideias que assumimos como verdadeiras.

  1. Baixa autoestima

Se, por alguma razão, tem uma autoestima frágil e é incapaz de se sentir confiante e seguro de si, então é provável que acabe por escolher parceiros narcisistas que vão continuar a desvalorizar as suas opiniões, vontades e necessidades. Não se sente merecedor de um amor melhor. Nestas situações é ainda frequente que as pessoas com menor autoestima se sintam atraídas por personalidades mais confiantes e egocêntricas que sejam capazes de as incluir em certas atividades ou experiências que de outra forma nunca teriam acesso.

  1. Tem tendências co-dependentes

O seu sentido de identidade própria é formado pela sua capacidade de tomar conta de outros? Se tem uma necessidade enorme de se sentir indispensável e de se focar completamente no bem-estar das outras pessoas, então isso pode significar que é o parceiro ideal para um narcisista. Estas pessoas procuram alguém que as deixe dominar e comportar como elas bem entenderem. Querem alguém que esteja sempre a seu lado e que as idolatre. Procuram pessoas que se foquem nas necessidades deles e que, por conseguinte, ignorem as suas próprias vontades e desejos.

  1. É demasiado ingénuo(a)

Os narcisistas usam um conjunto de “ferramentas” emocionais para garantir que conseguem manipular os seus parceiros. Caso seja demasiado ingénuo é provável que não seja capaz de identificar estas estratégias. Tem dificuldade em encontrar os motivos dissimulados que estão na génese de certas atitudes ou comportamentos. Desta forma acabam por se deixar atrair pela “teia” de mentiras, que é habitualmente bem escondida através de um suposto charme e confiança.

 

 

 

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 7 horas

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 7 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 8 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 8 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 8 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 9 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 10 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 10 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 11 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 11 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 11 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 11 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 11 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 12 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 12 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 13 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 13 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 15 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 15 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.