É necessário manter hábitos adequados de forma a evitar doenças intestinais, sendo que as mais comuns são: a diverticulite, a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
Outras doenças intestinais comuns incluem a síndrome do intestino irritável, gastroenterite, prisão de ventre, hemorroidas e as intolerâncias alimentares. Dependendo da causa, podem surgir sintomas como dor, desconforto ou inchaço no abdómen, náusea, vómitos, febre, mudanças na frequência com que se evacua, entre outros.
Muitas vezes podem-se evitar algumas dessas doenças, sobretudo, se tivermos cuidado com a alimentação. Um desses cuidados é beber bastante água, uma vez que esta contribui para o funcionamento do intestino e para a eliminação de toxinas.
Frutas essenciais para o bom funcionamento do intestino
Mamão
É rico em fibras que ajudam a irrigar o bolo fecal e dão maior volume às fezes. Com uma alta concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, que ajuda a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.
Manga
É rica em nutrientes e pode ser benéfica para o intestino. É composta por 100 calorias a cada porção equivalente a uma chávena e é uma fonte de diversos nutrientes importantes para o corpo humano funcionar corretamente, como: carboidratos, fibras, cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E e vitamina K.
Ameixa
É uma fruta rica em fibras, flavonóides e carotenóides que trazem muitos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, controlar a pressão arterial, facilitar o emagrecimento e evitar a diabetes.
Uva
É rica em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre. Também aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes.
Pera
Vai ajudar a combater a prisão de ventre, porque contém fibras que aumentam o volume das fezes e promovem os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes.
É uma fruta com baixo índice glicêmico, o que ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, promovendo o controle dos níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
É rica em potássio, um mineral que favorece o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue, além de ajudar na eliminação do excesso de sódio do organismo, ajudando a evitar a pressão alta.