Na verdade, estas reações do organismo são completamente diferentes, refere o site alergoimuno.com.
Quais as diferenças entre a alergia ao leite e a intolerância à lactose?
A alergia ao leite não é a mesma coisa que a intolerância à lactose. No entanto, estas duas reações causam dúvidas, pois seus sintomas podem ser parecidos.
A alergia ao leite de vaca é uma reação do organismo contra uma ou mais proteínas do leite, como a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoblobulina. Já a intolerância costuma ser mais prevalente entre os jovens, adultos e idosos, porém, ambas as reações podem ocorrer em qualquer fase da vida.
Independentemente do caso, é preciso procurar ajuda médica para ter um diagnóstico correto e uma orientação a respeito da dieta adequada, evitando, assim, maiores complicações ou restrições desnecessárias nos hábitos alimentares.
A pessoa que apresenta um quadro de alergia ao leite pode ter alterações na pele após a ingestão, como placas de urticárias (placas avermelhadas), comichão, inchaço (angioedema), problemas respiratórios, e, em casos mais graves, reações anafiláticas, como inchaço da garganta e dificuldade em respirar. O paciente também pode apresentar sintomas digestivos, tais como diarreia, barriga inchada, cólicas, sangue nas fezes, etc.
Apesar de que alguns destes sintomas também poderem estar presentes na intolerância à lactose, ela é caracterizada pela dificuldade do organismo em digerir o açúcar no leite (lactose), devido a uma diminuição na ausência da enzima que o metaboliza.
Nestes casos, a pessoa apresenta um quadro de sintomas que é apenas intestinal, como diarreia, cólicas, barriga inchada e aumento de gases.
Na intolerância, não há uma alergia envolvida, pois não existe “alergia à lactose”, visto que ela é um açúcar e, para ter uma reação alérgica, é necessário que o alimento tenha proteína.
Como diagnosticar os problemas?
Caso você tenha alguns dos sintomas, o mais adequado é procurar um médico alergologista para que ele possa fazer o diagnóstico adequado e, assim, escolher o melhor tratamento.
O médico poderá solicitar exames para identificar a alergia ao leite de vaca, como os testes cutâneos, que identificam os anticorpos responsáveis pela reação.
No caso de intolerância à lactose, o médico poderá fazer um teste de exclusão alimentar, afastando o alimento durante uma semana, e outros que ele achar necessário, como os de fezes e sangue, teste do ar expirado e biópsia do intestino.
O que fazer nos dois casos?
No caso de alergia ao leite, o melhor é evitar o alimento. Algumas pessoas têm reações tão severas que não podem sentir o cheiro da bebida, por isso, além do leite e dos seus derivados, devem evitar cosméticos, hidrantes, champôs e lenços humedecidos no leite.
Já em relação à intolerância à lactose, o leite sem este tipo de açúcar pode ser ingerido. Para evitar problemas de saúde, leia sempre os rótulos dos alimentos e exclua da sua dieta aqueles produtos que contêm a substância.