Dicas (essenciais) para evitar a perda de colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelas células do corpo para dar firmeza, elasticidade e sustentação à pele e às cartilagens.

Importante para as articulações, os cabelos, os ligamentos, os músculos, os órgãos internos, tendões e unhas, é também um poderoso aliado quando falamos de beleza, uma vez que evita a flacidez da pele.

O colágeno forma um terço da proteína corporal, é ele que mantém as células unidas.

Há um momento na vida em que a produção de colágeno começa a cair dando espaço ao aparecimento dos sinais de envelhecimento cutâneo, como a flacidez, as rugas e as linhas de expressão.

De que forma se dá a perda de colágeno?

A perda de colágeno começa a partir dos 30 anos de idade e continua a uma redução de cerca de 1% ao ano. Com essa degradação natural das fibras de colágeno, a pele fica mais frágil e menos elástica, ou seja, mais flácida.

A pele fica flácida, as rugas aparecem, os cabelos ficam mais finos e as unhas enfraquecem.

Como a falta de colágeno acelera o envelhecimento da pele e de outros órgãos, torna os músculos flácidos, reduz a densidade dos ossos e enfraquece articulações e cartilagens.

Causas da perda de colágeno

A perda de colágeno pode acontecer por diversos fatores:

• baixa ingestão de fontes da proteína, como carnes brancas e vermelhas;

• consumo exagerado de açúcar;

• dietas restritivas;

• stress;

• exposição ao sol sem proteção;

• falta de estímulo à produção da substância com o uso de dermocosméticos ou tratamentos estéticos;

• tabagismo

 

Como evitar a perda de colágeno

Mesmo sendo um processo natural e inevitável, existem formas de reduzir a flacidez da pele e recuperar sua elasticidade.

1. Beba pelo menos dois litros de água por dia

Ao beber água é possível regular a temperatura do corpo, diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e manter a pele hidratada.

2. Evite exageros no consumo de açúcar

O açúcar parte as fibras colágenas num processo chamado de glicação.

3. Faça refeições mais nutritivas

Coma alimentos ricos em proteínas e vitaminas que estimulem a produção da substância:

• fontes de proteínas contribuem para a formação de colágeno como carnes e ovos;

• frutas vermelhas que, por si só, são boas antioxidantes;

• laranja, limão e mamão apresentam grande quantidade de vitamina C, nutriente que participa da síntese de proteínas;

• vegetais de cor laranja contêm vitamina A, essencial para restaurar o colágeno danificado.

4. Proteja a pele da exposição solar

Além de prevenir a pele do envelhecimento, do cancro e das manchas, proteger a cútis da exposição solar também ajuda a evitar a perda de colágeno.

5. Proteja a pele da poluição

Além de lavar o rosto com o sabonete próprio para o seu tipo de pele, crie o hábito de usar esfoliantes ou máscaras detox. Eles ajudam a desprender essas toxinas da cútis e dão um fôlego para o colágeno.

6. Use creme hidratante no rosto e em áreas mais finas como colo e pescoço

 

Para manter a pele hidratada não deixe de usar o creme hidratante para prevenir a flacidez e as rugas de pele. Com componentes específicos para proteger as fibras de colágeno, eles evitam que elas se rompam.

 

 

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