De acordo com a própria plataforma, o Vinted conta já com 20 milhões de utilizadores e milhares de transações são realizadas todos os dias em todo o mundo.
Intuitivo e rápido, os compradores que o utilizam também implementam o mesmo protocolo de segurança que aplicamos na altura de escolher um restaurante, hotel ou atividade: consultam as opiniões de outros utilizadores, o que em psicologia social é chamado de “efeito de grupo”.
Mas a armadilha está armada, e se as avaliações positivas dão uma certa segurança na altura de fazer a compra, na Vinted elas também podem tornar-se num golpe no qual é muito fácil cair devido a uma política da própria empresa.
Quando uma venda é concluída e a transação é mais ou menos bem-sucedida, se o comprador não der uma classificação ao vendedor dentro de quatro dias após a conclusão do pedido, o Vinted assume e adiciona automaticamente uma classificação de cinco estrelas ao vendedor.
Conclusão: se alguns Vinties têm inúmeras avaliações positivas, é apenas porque venderam muito, e não porque as suas vendas foram de qualidade, observa o Journal des Femmes.