Partilhar

Alerta: IPMA prevê novo agravamento do tempo

Mau tempo vem aí.

16 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou hoje que a previsão meteorológica para o fim de semana é de “algumas tréguas” relativamente ao mau tempo, mas a partir de segunda-feira prevê-se “novo agravamento”, com chuva forte, avança a Lusa

“Ainda é um bocadinho cedo para ter a certeza das quantidades exatas de precipitação [previstas a partir de segunda-feira], no entanto tem potencial para localmente ter quantidades de precipitação semelhantes àquelas que foram verificadas [nos últimos dias]”, afirmou Jorge Ponte, meteorologista do IPMA, em declarações à agência Lusa.

Considerando as previsões para o território continental, o IPMA vai emitir já esta tarde aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para segunda-feira, para algumas zonas, “provavelmente o litoral a norte de Setúbal e eventualmente os distritos de Viseu e Vila Real”.

“Para já amarelo, porque ainda falta algum tempo e a situação está a ser avaliada. No entanto, se a situação se mantiver, é sempre possível um agravamento [do aviso] ao longo do fim de semana”, ressalvou Jorge Ponte.

Atualmente, no continente, a situação meteorológica é de “apenas alguns aguaceiros fracos ao longo do território e assim se espera que continue neste fim de semana, com aguaceiros fracos e muito pouco frequentes”. Deverá haver mesmo vários sítios onde não irá chover e algumas boas abertas no sul do país, especialmente no sábado.

Não está, por isso, prevista a emissão de avisos para vigorar no resto do dia de hoje e no fim de semana no país, com exceção dos Açores – para o arquipélago já avisos de chuva, vento e precipitação marítima entre hoje e domingo.

“Depois, a partir de segunda-feira, outra vez a situação a instabilizar, com a aproximação de um novo sistema frontal, com precipitação que será por vezes forte, que começará durante a manhã no litoral norte e estender-se-á às restantes regiões do país”, apontou o meteorologista.

Este sistema frontal está associado a “uma depressão que, neste momento, está a oeste dos Açores e que se vai deslocando lentamente para leste”.

O meteorologista referiu não haver informação exata sobre onde é que vai ocorrer a precipitação mais forte na próxima semana, mas a depressão “tem potencial para deixar quantidades elevadas de precipitação, até porque tem um avanço lento e, portanto, onde a frente persistir pode ter acumulados elevados”.

O litoral norte e centro do território continental é “onde será mais provável” o registo de chuva forte, “no entanto pode haver alguns pequenos ajustes dos modelos”, acautelou o meteorologista do IPMA, adiantando que o sistema frontal irá atravessar todo o território, pelo que a precipitação “poderá ser forte em todo o país e os modelos, até lá, ainda podem ajustar estes locais onde será mais intenso”.

 

 

Mais Recentes

Óbito: Morreu o DJ e apresentador Wink Martindale

há 18 minutos

Óbito: Morreu o futebolista Aaron Boupendza

há 25 minutos

Opinião: «O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente perder peso», Joana Menezes Nunes, médica

há 33 minutos

OurTime: venha conhecer o Tinder para maiores de 50 anos

há 50 minutos

Rejuvenescer a pele na menopausa: o que fazer e o que evitar

há 1 hora

Ozempic: conheça os principais efeitos colaterais

há 2 horas

Está preparado? Estes são os signos com o maior QI

há 2 horas

Animais de estimação nos transportes públicos: conheça as regras e evite as multas

há 15 horas

O pó de talco causa ou não cancro de ovário?

há 17 horas

Óbito: Morreu o músico jamaicano Max Romeo, lenda do reggae

há 18 horas

Óbito: Morreu Michael Halbye, vice-presidente da Lego, em acidente de esqui nos Alpes suíços

há 18 horas

Cinco distritos sob aviso amarelo, mas o motivo não é a chuva (ou o vento)

há 18 horas

Imposto municipal sobre imóveis: saiba se está isento

há 19 horas

Especialistas alertam: «este alimento simples é o grande “assassino” do cérebro»

há 19 horas

Nutricionista revela: «este é o segredo para fazer uma pizza saudável, mas diga adeus a este ingrediente»

há 19 horas

Entrevista: «Wegovy é um extraordinário medicamento para o tratamento da obesidade», Miguel Vasques, endocrinologista

há 20 horas

Artrite reumatoide: «A reabilitação é um processo de longo prazo, dependendo do grau e tipo de deformidade e atividade da doença», Tiago Lopes, médico fisiatra

há 21 horas

Com 51% de “traidores” este é o país mais infiel do planeta, revela um estudo

há 21 horas

Feriados à vista: experiências únicas em Lisboa e Porto

há 22 horas

Prazer sexual: importa esclarecer os mitos culturais para uma experiência plena (e satisfatória)

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.