<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alerta: obesidade é uma doença crónica, grave e complexa e fator de risco para mais de 200 doenças

15 Maio 2023
Sandra M. Pinto

É urgente estar atento

A 20 de maio assinala-se o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, uma doença crónica que afeta cerca de 17% da população adulta portuguesa e que consiste na acumulação excessiva de gordura no organismo humano.

Os números desta doença em Portugal têm vindo a aumentar, com maior incidência entre 35-64 anos e com prevalência semelhante em ambos os sexos. No entanto, sente-se um esforço cada vez maior da sociedade no que respeita ao combate à obesidade e uma maior atenção da comunidade médica e científica em desenvolver novos tratamentos para controlar a doença.

Eduardo Lima da Costa, Diretor do CRI-Obesidade do Centro Hospitalar Universitário de S. João, reforça que “a obesidade é uma doença crónica, grave e complexa e fator de risco para mais de 200 doenças e 13 tipos de cancro. Devido à sua etiologia multifatorial com uma componente genética importante pode-se dizer que não é possível curá-la, mas é possível controlá-la e reduzir ao mínimo as suas consequências, bem como os custos que os tratamentos acarretam para a saúde e economia nacional. Há, atualmente, um amplo conhecimento científico do problema, com múltiplas soluções terapêuticas muito eficazes e passíveis de aplicação individualizada com o máximo de eficácia e conforto para o doente.”

A Obesidade deve ser prevenida na população através do incentivo de estilos de vida saudáveis, mas, uma vez estabelecida, não deve ser ignorada ou menosprezada, tornando imperiosa a orientação para uma abordagem clínica concertado do problema.

Ter gordura em excesso leva a que os adipócitos comecem a produzir substâncias pró-inflamatórias que vão desencadear outros mecanismos conducentes ao aparecimento das componentes do Síndrome Metabólico (diabetes, hipertensão, dislipidemia e apneia do sono), aquelas que constituem a maior causa de morte nos países desenvolvidos, as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

O tratamento da obesidade deve começar precocemente, nas fases iniciais da doença. O doente deve perceber que é uma doença crónica e progressiva cuja história natural é sofrer um agravamento progressivo à medida que a idade avança. O tratamento da obesidade tem características diferentes de muitos outros, ele é:

Crónico: porque se trata de uma doença prolongada, exigindo uma ação orientado para a sustentabilidade dos resultados
Multidisciplinar: porque envolve aspetos genéticos, nutricionais, endócrinos, psicológicos e motores, que exigem aconselhamento de especialistas nestes campos do saber médico
Evolutivo: pelo que deve ser abordado precocemente, iniciando-se com alterações do estilo de vida, ou seja, melhorar a qualidade da alimentação e praticar mais atividade física

Se as tentativas de modificação do estilo de vida, devidamente apoiadas por profissionais de saúde ligados ao tratamento da obesidade, não forem eficazes, deve-se avançar para patamares seguintes no tratamento. São eles a medicação para controle da gordura, os métodos endoscópicos e a cirurgia bariátrica.

As operações metabólicas funcionam por meio de alterações da anatomia e fisiologia gastrointestinais. Facilitam o cumprimento de planos dietéticos e tornam-nos muitíssimo mais eficazes, com resultados sustentados no tempo. As mais comuns são, pela ordem da frequência com que são hoje praticadas no mundo, o “sleeve gástrico”; o bypass gástrico clássico (em Y de Roux); o bypass gástrico de anastomose única e as derivações bilio-pancreáticas.

Portugal segue as linhas de orientação internacionais, disponibilizando todas as técnicas inovadoras aceites pela comunidade científica, favorecendo ligeiramente a realização de Bypass Gástrico Alto pelas características da sua população, à semelhança da atual tendência da Europa Ocidental. Todas as cirurgias são realizadas por abordagem minimamente invasiva (por laparoscopia, isto é, pequenas incisões com 5 ou 10mm). A taxa de complicações é inferior a 5% e o tempo de internamento médio é de 24h após a cirurgia.

O tratamento da Obesidade sofreu uma verdadeira revolução nos últimos anos: o excesso de peso não é uma inevitabilidade! Há soluções eficazes, seguras, confortáveis e sustentadas no tempo. Para uma adequada abordagem do controlo ponderal e metabólico, dever-se-ão procurar Centros de Tratamento de Obesidade com abordagem multidisciplinar e devidamente creditados pela Direção Geral de Saúde.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 14 horas

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 1 dia

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 1 dia

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.