O lifting facial é uma cirurgia plástica de rejuvenescimento para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, indicado a partir dos 45 anos de idade, podendo variar para mais ou menos, dependendo do grau de envelhecimento das estruturas faciais:
• Flacidez no terço médio da face (região ocular, até a mandíbula)
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula
Cada uma das partes do rosto pode ter envelhecimento distinto. A face é dividida em três segmentos: a região frontal e sobrancelhas; a região ocular, até a mandíbula; e a região inferior, do pescoço. Cada uma dessas partes pode ter um envelhecimento distinto em cada pessoa. A indicação cirúrgica vai depender de como essas partes se apresentam. Pode ser o lifting completo, que aborda as três partes, ou o minilifting, que contempla apenas um dos segmentos.
Embora seja um procedimento que rejuvenesce, não é para a vida toda. Nenhum resultado em cirurgia plástica é para a vida toda. O lifting é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de rejuvenescer, retardar o envelhecimento, mas não tem a capacidade de parar o processo de envelhecimento.
É comum a dúvida entre fazer preenchimento ou lifting. Um procedimento não substitui o outro, pois cada um tem a sua indicação. Quem apresenta flacidez da pele associado a flacidez de SMAS, por exemplo (estrutura de pele, gordura e sistema músculo-aponeurótico da face), se optar por preenchimento o volume a ser aplicado será grande o que resultará em faces disformes, alargadas e quadradas.
Preenchimento facial com ácido hialurónico – apresenta bons resultados para quem tem pequena flacidez no rosto. Indicado para a faixa etária dos 35 aos 45 anos.
O lifting é indicado quando a flacidez de pele é mais acentuada no terço médio (região ocular, até a mandíbula) e na região inferior (pescoço).