<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alguma vez ponderou ir para o trabalho de bicicleta? De acordo este estudo, fazê-lo «aumenta a produtividade»

7 Março 2025
Forever Young

O stress do trânsito pode afetar o trabalho durante o resto do dia.

Trocar o carro por uma bicicleta faz bem não só para a sua saúde e a do planeta: também pode ser benéfico para a carreira.

Quem vai para o trabalho de bicicleta ou a pé tende a ter dias mais produtivos do que quem conduz, revelou uma pesquisa da Universidade Dartmouth, nos EUA.

Os cientistas acompanharam a rotina de 275 trabalhadores americanos, grande parte do setor de tecnologia. O estudo foi feito antes da pandemia.

A maioria fazia o trajeto de carro, com rotas que duravam entre 40 e 60 minutos, enquanto alguns iam de bicicleta ou a pé.

Os resultados mostraram que o meio de locomoção dava origem a um efeito dominó: o stress que os trabalhadores passavam logo nas primeiras horas de seu dia definia a performance deles ao longo de todo o expediente.

Já aqueles que optavam pela atividade física tinham um percurso mais agradável e, durante o dia, se mostravam mais dispostos a ajudar colegas, eram mais rápidos em completar tarefas e se voluntariam mais para novas empreitadas – indícios de maior produtividade.

A pesquisa também chegou a outra conclusão: quem saía de casa todos os dias à mesma hora também apresentava mais produtividade em comparação com os mais inconstantes.