<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alzheimer: inalação de gás xenónio pode ajudar no tratamento

21 Março 2025
Forever Young

Cientistas realizam um estudo que usa o gás xenónio como forma de tratar a doença

Um estudo realizado por investigadores do Mass General Brigham e da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriu que inalar o gás xenónio, que aumenta de desempenho atlético, pode ajudar a combater o Alzheimer.

Este é um gás incolor, inodoro e muito caro. A sua inalação melhora a saúde do cérebro e as capacidades para resoluções de problemas. O uso mais frequente desse gás é como um anestésico, que também pode ajudar montanhistas, e como um propulsor de foguetes.

A pesquisa tem o objetivo de examinar o possível potencial do gás para o tratamento do Alzheimer, mas até o momento os testes foram realizados apenas em camundongos. Devido aos bons resultados, planeiam realizar testes em humanos nos próximos meses.

Os resultados mostraram que os ratos que receberam o gás xenónio apresentaram uma melhora na cognição, melhor saúde cerebral, redução na inflamação no cérebro e foram melhores na realizações de tarefas.

Os investigadores notaram que o gás teve um efeito protetor nos camundongos que possuíam acumulação de amiloide ou de tau.