Em 2023, de acordo com o modelo Generalized Anxiety Disorder 2-item (GAD-2), 34,3% da população com 16 ou mais anos teriam sintomas de ansiedade generalizada, incluindo 11,1% com níveis de ansiedade mais graves.
Os resultados de um modelo de regressão logística que associa a probabilidade de distúrbio de ansiedade generalizada e algumas caraterísticas pessoais e de contexto territorial e familiar para a população adulta, sugerem que as mulheres e os desempregados têm maior probabilidade de apresentar sintomas de ansiedade generalizada, mas que a idade e a escolaridade se relacionam negativamente com aquela probabilidade.
Situações de insuficiência alimentar, de doença crónica ou prolongada e a existência de limitações por motivos de saúde contribuem para o aumento da probabilidade de ocorrência de sintomas de ansiedade generalizada.
Fique atento aos sinais: saiba como reconhecer uma crise de ansiedade
No mundo atual vivemos sempre a correr e enfrentamos vários tipos de dificuldades, na maioria das vezes financeira. Essa agitação pode dar origem a sintomas de muita ansiedade.
A ansiedade é um recurso importante e funcional para o organismo humano, pois é responsável pela adaptação em casos desconhecidos, além de estar encarregue de alertar o corpo e a mente em momentos de perigo.
Passa a ser considerada como transtorno, quando a ansiedade se manifesta de modo exagerado e persistente.
Como reconhecer uma crise de ansiedade?
Quando existe uma sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo de muito mau fosse acontecer, é o início de uma crise de ansiedade. Além disso, outras características comuns incluem aumento dos batimentos cardíacos, formigueiro no corpo e a sensação de leveza na cabeça.
Sintomas comuns em crise de ansiedade
Taquicardia;
Agitação de braços e pernas;
Fala acelerada;
Respiração ofegante;
Irritabilidade;
Tensão muscular;
Suor.
A sensação de ansiedade oscila ao longo do tempo, mas não acontece em forma de “ataque”, de maneira mais aguda e não está relacionada com situações específicas. A pessoa sente-se ansiosa na maior parte dos dias e durante longos períodos que podem estender-se por meses e mesmo anos. Os principais sintomas incluem expectativa apreensiva ou preocupação exagerada.
Quando se passa por uma crise de ansiedade pode, segundo os especialistas, tentar fechar os olhos e respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem.
Também existem diversas técnicas que podem ajudar a controlar a ansiedade no dia a dia, como a prática de exercícios físicos, meditação e ioga, entre outras.