A conclusão de uma pesquisa conduzida por uma investigadora do Departamento de Radiologia e Imagem Biomédica da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revela que o uso prolongado anti-inflamatórios não esteroides por pacientes com artrite no joelho pode piorar a condição.
Os remédios estão entre os mais usados por pacientes que sofrem com artrite e incluem, por exemplo, ibuprofeno.
O estudo analisou se os anti-inflamatórios não esteroides influenciam o desenvolvimento ou a progressão da sinovite – inflamação da membrana que reveste estruturas como tendões, cápsulas articulares e bolsas sinoviais –, que tem papel no desenvolvimento e na progressão da osteoartrite.
«O objetivo do estudo foi analisar se o tratamento com anti-inflamatórios não esteroides influencia o desenvolvimento ou a progressão da sinovite e investigar se os biomarcadores de imagem da cartilagem, que refletem alterações na osteoartrite, são afetados pelo tratamento com os anti-inflamatórios não esteroides», explicou em comunicado a autora do trabalho, Johanna Luitjens.
«Doentes que têm sinovite e estão a tomar medicamentos para aliviar a dor podem ser fisicamente mais ativos devido ao alívio da dor, o que pode levar ao agravamento da sinovite», revelou a autora.