Antiga agente da CIA revela as 4 maneiras de ganhar a confiança dos outros

Atuar cenários complexos e stressantes, a capacidade de comunicar de forma eficaz é essencial. Rupal Patel, ex-analista da CIA e atual CEO e conselheira empresarial, revela até que ponto e de que forma o conseguir.

Em entrevista ao site americano CBBC, Patel destacou a importância de liderar com honestidade e autenticidade para conquistar a confiança de stakeholders poderosos e trazê-los para o seu lado.

Com mais de duas décadas de experiência, Patel já orientou desde presidentes até trabalhadores humanitários e embaixadores. Segundo a profissional, qualquer pessoa pode aprender a construir a confiança de maneira significativa com prática e intenção.

Durante a entrevista, Patel apresentou quatro frases-chave que, segundo ela, são fundamentais para ganhar a confiança de desconhecidos e promover uma comunicação eficaz.

“De que informações precisa?” Nas suas interações Patel percebeu que tentar adivinhar as necessidades da outra pessoa complicava a comunicação. Perguntar diretamente quais as informações são necessárias não só economiza tempo, mas também estabelece uma base para uma conversa mais produtiva.

“Há mais alguém que precisa de fazer parte desta discussão?” No início de cada reunião, especialmente as que envolvem negociação, Patel faz essa pergunta para garantir que todos os stakeholders relevantes estejam presentes. Muitas vezes, assume-se que a pessoa com quem se está a conversar é a única decisora, mas isso nem sempre é verdade. Incluir todas as partes interessadas desde o início facilita a implementação do que foi acordado.

“Quem discorda?” Patel dá espaço para essa pergunta durante as discussões. Embora possa parecer desconfortável, ela acredita que é melhor abordar os desacordos antes que seja tarde demais. Na CIA, estimular desacordos fortalecia os argumentos. No ambiente corporativo, essa prática pode aprimorar a estratégia final, dando a todos a oportunidade de se expressarem.

“Eu não sei, mas vou descobrir e já lhe digo.” Esta frase, segundo Patel, é uma das mais poderosas e subutilizadas em situações stressantes. Na CIA, ela foi instruída a não responder a perguntas para as quais não tinha respostas, mas a prometer encontrar a informação necessária. Essa honestidade não apenas constrói confiança, mas também demonstra humildade e compromisso em fornecer respostas precisas.

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