As dietas de alimentos crus são uma tendência relativamente nova, onde se inclui o veganismo cru, o qual acredita que osalimentos menos processados são melhores e mais ricos em benefícios naturais.
A verdade é que isso pode não ser o caso para todos os alimentos, especialmente para alguns vegetais comuns, que são realmente mais nutritivos quando cozidos, em vez de crus.
Couve de Bruxelas, couve-flor e brócolos
Esses vegetais são ricos em fitoquímicos contendo enxofre chamados glucosinolatos. O organismo humano converte-os em vários compostos de combate a doenças. Mas para esta conversão, é necessário ativar uma enzima chamada mirosinase. De acordo com a pesquisa, estes alimentos cozidos no vapor preserva a mirosinase e a vitamina C.
Cogumelos
Os radicais livres podem danificar as células causando envelhecimento prematuro e várias doenças. Os cogumelos não são apenas saborosos quando cozidos, mas também libertam grandes quantidades de ergotioneína: molécula antioxidante que decompõe e neutraliza o excesso de radicais livres.
Cenouras
As cenouras cruas são ricas em betacaroteno, uma substância chamada carotenoide, que o corpo converte em vitamina A. As cenouras cozidas contêm mais betacaroteno do que as cruas. Se cozinhar as cenouras com casca, aumentará o poder antioxidante em mais do que o dobro. Fritar cenouras pode reduzir o número de carotenoides.
Tomates
Outro vegetal rico em antioxidantes é o tomate. Cozinhar aumenta muito o licopeno que ajuda a reduzir o risco de doenças crónicas. O calor da cozedura aumenta a quantidade de licopeno nos tomates em mais de 50% em 30 minutos após o cozimento.
Feijão verde
Os feijões verdes contêm um grande número de antioxidantes úteis. Cozinhar o feijão verde liberta os antioxidantes em quantidades maiores, tornando-o mais nutritivo.