Partilhar

Arranca em Portugal projeto europeu para promoção da saúde mental de crianças e jovens

“Vamos falar sobre crianças” é o tema

25 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

“Vamos falar sobre crianças” é o tema do simpósio que marca o início em Portugal do projeto europeu Let’s Talk About Children (LTC) dirigido à promoção da saúde mental de crianças, jovens e famílias.

No próximo dia 13 de outubro o Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra recebe especialistas de diversas áreas para abordar temas como a “Saúde Mental das Famílias e a Justiça”, a “Saúde Mental das Famílias e a Educação” e a “Saúde Mental das Famílias e Vulnerabilidade Social”. O simpósio conta ainda com a conferência de Tytti Solantaus, pedopsiquiatra, criadora do programa e metodologia LTC.

Os interessados podem fazer a sua inscrição aqui: https://forms.office.com/e/R02xpJKpRN

O objetivo principal deste projeto inovador é a promoção da saúde mental de crianças oriundas de contextos familiares vulneráveis, como, por exemplo, famílias em que há casos de doença mental, carências económicas ou dificuldades na integração social. Vai envolver profissionais das áreas da saúde e educação para que possam adquirir novas competências para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças.

Para Joaquim Cerejeira, coordenador do projeto LTC em Portugal, “o LTC foi desenvolvido para ajudar as famílias, profissionais da educação (educadores de infância e professores) e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos) a apoiarem o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e jovens, em colaboração uns com os outros. A intervenção LTC envolve a construção de um entendimento partilhado sobre a criança/jovem em casa e na escola, bem como a adoção de medidas baseadas nesse entendimento. O objetivo é contribuir para que a criança/jovem tenha uma vida quotidiana que favoreça o seu bem-estar, a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento, e criar uma colaboração de apoio mútuo entre a família, criança/jovem, os profissionais de saúde e de educação”.

Na prática, o LTC consiste em sessões de conversa com a participação das pessoas identificadas pelos pais para explorar oportunidades de apoio à criança ou jovem. A conversa centra-se na vida quotidiana deles uma vez que as interações e rotinas diárias são importantes para o seu bem-estar. Os participantes identificam os pontos fortes e as fragilidades da vida da criança/jovem o que permite valorizar os pontos fortes e encontrar soluções para as fragilidades, graças ao plano de ação.

Por exemplo, para uma criança com uma personalidade forte e volátil, estar num grupo agitado pode levar a dificuldades de comportamento e aprendizagem, que também se podem manifestar como irritabilidade em casa. Se uma criança é tímida, um ambiente doméstico que se tornou isolado devido à depressão do(s) cuidador(es) pode tornar a criança ainda mais reservada na creche. Situações como estas são fragilidades. É importante identificá-las e tê-las em conta na vida quotidiana da criança em casa e na escola, antes que surjam eventuais problemas.

Todas as famílias têm pontos fortes únicos, que os membros da família nem sempre reconhecem ou valorizam. O LTC é um recurso que ajuda as famílias a identificar e a desenvolver os seus pontos fortes na vida quotidiana e a encontrar soluções para questões difíceis. O programa foi concebido para apoiar as famílias e fornecer-lhes as ferramentas de que necessitam para enfrentar os desafios quotidianos”, conclui Joaquim Cerejeira.

Coordenado pela Universidade de Turku (Finlândia), o projeto LTC foi financiado pela Comissão Europeia com cerca de 3 milhões de euros no âmbito do programa EU4Health. O Consórcio envolve 14 instituições oriundas de 9 países (Finlândia, Portugal, República Checa, Bélgica, Itália, Estónia, Grécia, Polónia e Roménia). A equipa de Portugal é liderada pela Universidade de Coimbra (Faculdade de Medicina), contando com a participação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Mais informações sobre o projeto LTC na Universidade de Coimbra, encontram-se disponíveis na página do projeto: https://letstalk.utu.fi/partners/universidade-de-coimbra-portugal/

Mais Recentes

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 6 horas

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 7 horas

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 8 horas

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 10 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 11 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 1 dia

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 1 dia

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 1 dia

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 1 dia

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 1 dia

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 1 dia

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 1 dia

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 1 dia

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 1 dia

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.