Começa hoje (15 de novembro) e termina dia 24 de novembro a 13ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), que reúne «o que de melhor se faz no mundo da sétima arte». Do programa fazem parte 11 filmes, escolhidos por um Comité de Seleção constituído por especialistas de vários países, que estão em competição, no qual está presente o primeiro filme realizado pelo português Gonçalo Waddington. O festival conta ainda com uma secção “fora de competição”, que conta com 14 filmes.
Os filmes vão ser exibidos em diferentes espaços da região, – o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional de Queluz, o Espaço Nimas, o Teatro Tivoli e a Universidade Lusófona -, e o júri da competição é composto por Maria João Pires, Yasmine Hamdan, Wagner Moura e Vitória Guerra. Pode consultar o programa completo aqui.
O primeiro filme da 13ª edição do LEFFEST é o nomeado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019 “Passámos Por Cá”, que vai ser exibido às 21h30, no Espaço Nimas, em Lisboa e tem estreia marcada, nos cinemas nacionais, a 21 de novembro. Um filme que retrata a sobrevivência de uma família após o colapso financeiro de 2008, quando o ponto de rutura se torna iminente.
Estes são os 11 filmes em competição no LEFFEST:
A Criança Zombie, de Bertrand Bonello
A Flor da Felicidade, de Jessica Hausner
Atlantis, de Valentyn Vasyanovych
Balloon, de Pema Tseden
Fête de Famille, de Cédric Kahn
Giants Being Lonely, de Grear Patterson
O que Arde, de Oliver Laxe
Patrick, de Gonçalo Waddington
The Criminal Man, de Dmitry Mamuliya
Tommaso, de Abel Ferrara
Violeta, de Kantemir Balagov
“Uma Rapariga Fácil” com Nuno Lopes
O filme “Uma Rapariga Fácil”, que tem no elenco o ator português Nuno Lopes, é realizado por Rebecca Zlotowski. Ambos vão estar presentes numa sessão após a exibição do filme, que acontece dia 19 de novembro, às 22h00 no Espaço Nimas, em Lisboa. Este filme tem como cenário a soalheira Riviera francesa, para a história de passagem da infância à adolescência de Naïma, interpretada por Mina Farid.
Naïma acaba de fazer 16 anos e nesse verão tem de decidir o que quer da vida, se não quiser que ela lhe passe ao lado. A chegada da sua prima Sofia (Zahia Dehar), de 22 anos, com um corpo espantoso e um estilo de vida perigosamente sedutor, promete mudar, pelo menos, um verão que as marcará para sempre. “Uma Rapariga Fácil” chega, em breve, às salas de cinema nacionais.
Festival a ganhar mediatismo internacional
A presença mais aguardada no LEFFEST 2019 é a de Willem Dafoe, que vai estar presente na apresentação de “O Farol”, de Robert Eggers, ovacionado na última Quinzena dos Realizadores em Cannes. Além do ator americano, Wim Wenders volta a marcar presença em Portugal, para apresentar “O Estado das Coisas”, um clássico do cineasta alemão, agora em versão restaurada, bem como de “Lisbon Story”, o seu encontro com os Madredeus, igualmente restaurado.
Também vai ser apresentado, no LEFFEST 2019, o filme realizado por Terrence Malick, baseado em factos reais, “Uma Vida Escondida”, a 17 de novembro (21h30, no Espaço Nimas). O filme do realizador que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes com “A Árvore Da Vida”, em 2011, – filme que também arrecadou três nomeações aos Óscares -, conta a história do herói anónimo Frank Jägerstätter, que se recusou a lutar pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. “Uma Vida Escondida” tem estreia agendada em Portugal para 16 de janeiro de 2020.