<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

“Arte em São Bento” é inaugurada com obras da Coleção Manuel de Brito

4 Outubro 2023
Forever Young

A mostra tem curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues

A residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, recebe a inauguração de mais uma edição da iniciativa “Arte em São Bento”, desta feita com obras de 33 artistas portugueses, provenientes da Coleção Manuel de Brito, avança a Lusa.

A mostra, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues, é hoje inaugurada e abre ao público na quinta-feira, quando as portas estarão abertas entre as 15:00 e as 19:00, com entrada livre.

A exposição conta com trabalhos de, entre outros, Ana Vidigal, António Dacosta, António Palolo, Eduardo Batarda, Helena Almeida, Júlio Pomar, Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva, Noronha da Costa, Paula Rego e Rui Sanches.

“Composta por mais de 2.000 obras de artistas nacionais e estrangeiros, a Coleção Manuel de Brito constitui um dos mais relevantes acervos privados de arte portuguesa do século XX. Esta coleção começou a ser constituída na década de 1960 por Manuel de Brito (1928-2005), galerista e figura fundamental da cultura nacional, tendo fundado a mais antiga galeria em atividade em Lisboa, a Galeria 111, que no próximo ano celebra 60 anos”, pode ler-se no comunicado sobre a iniciativa.

A Residência Oficial do Primeiro-Ministro, no Palacete de São Bento, acolhe, todos os anos, uma seleção de obras de artistas portugueses pertencentes a uma coleção de arte contemporânea, numa iniciativa criada em 2017 com o intuito de “afirmar a vitalidade da criação artística nacional e projetar a imagem de um país inovador”, segundo um texto da organização.

Nas edições anteriores da Arte em São Bento, a Residência Oficial acolheu a Coleção de Serralves (2017), a Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2018), a Coleção Norlinda e José Lima (2019), a Coleção Figueiredo Ribeiro (2020), a Coleção AA, de Ana Cristina e António Albertino Santos (2021) e a Coleção Peter Meeker, de Pedro Álvares Ribeiro (2022).

A exposição fica patente até setembro de 2024, sendo possível visitá-la no primeiro domingo de cada mês.

Mais Recentes

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 15 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 15 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 15 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 15 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 16 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 16 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 16 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 16 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 16 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 16 horas

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 17 horas

Sabe qual é o estilo de música que afeta o seu cérebro e o pode tornar menos inteligente?

há 17 horas

É este o método mais saudável para cozinhar brócolos, segundo cientistas. Mas tem de ter atenção a um pormenor

há 17 horas

Morangos, mexilhões (e não só). Porque é que podemos contrair hepatite A com alguns alimentos’

há 17 horas

Este destino paradisíaco é o país menos visitado do mundo (e é fácil perceber porquê…)

há 17 horas

O que acontece ao corpo se chegarmos aos 50 °C? Médicos alertam: «calor extremo pode ser mais perigoso do que imaginamos»

há 18 horas

5 sinais silenciosos nas unhas que podem indicar cancro — e que não deve ignorar

há 18 horas

Acha que sabe tomar banho? Especialista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

há 18 horas

Concerto de Beyoncé quase termina em tragédia após falha técnica com carro voador

há 18 horas

Gostava de morar na casa de Karl Lagerfeld? A luxuosa mansão do ícone da moda vai a leilão e o valor pode surpreender

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.