Há movimentos que são proibidos com o hashi. Não use os hashi para empurrar louça nem apontar para a comida.
Nunca devem ser usados como garfos, ou seja, para espetar a comida. Esse gesto só é usado em cerimónias dedicadas a pessoas que já morreram, já que são tradicionais na cultura japonesa os eventos que envolvem refeições para homenagear os antepassados.
O contato do utensílio é feito apenas com a comida, mas isso não significa que é permitido mexer para escolher. Esta regra é universal. Encoste o seu talher apenas no alimento que vai comer.
Não é feio tentar manusear os hashi. Como não se trata de utensílios normalmente usados na cultura ocidental, ninguém é obrigado a ser mestre na arte de comer com pauzinhos.
Caso a pessoa não consiga comer com hashi, pode pedir talheres convencionais.
Ao começar a refeição com um tipo de talher, termine o prato assim. Não use hashi para comer sushi e garfo para pegar o arroz, por exemplo.
Não use os hashi para cortar os alimentos.
No caso de receitas maiores, como os rolinhos primavera, o hashi pode ser usado para cortá-lo em pedaços que caibam na boca.
Não é falta de educação usar hashi com elástico, pois facilita muito o seu manuseio.
A posição correta é mantê-los paralelos entre a pessoa e as tigelas, sempre apoiados sobre um suporte, chamado hashioki.
Existe uma maneira correta de segurar o hashi. Prendemos a parte superior de um hashi na raiz do polegar com a primeira falange do dedo anelar. O segundo hashi é que será manipulado, seguro pelos dedos indicador e médio.
Quando for comer arroz, a tigela deve ser erguida e segura pela base com a mão esquerda. A direita segura o hashi, apoiado principalmente no dedo médio.
Sushis e oniguiris (bolinhos de arroz) podem ser comidos com as mãos. Inclusive, os dedos podem levar o alimento para serem molhados no shoyu. A única recomendação é molhar apenas o peixe para que o arroz não se desmanche.
As diversas receitas de masa devem ser comidas com hashi, mas pode-se pegar numa ponta do alimento e chupar para dentro da boca. Não é falta de educação fazer barulho. O caldo pode ser bebido diretamente da tigela, segurando a louça com as duas mãos.
O saqué deve ser servido por outra pessoa.
Segurar objetos com as duas mãos é sinal de respeito na cultura japonesa. Todos os objetos, como chávenas ou tigelas, devem ser segurados com as duas mãos.
Se a peça for pequena, como a taça do saqué ou chávena de chá, por exemplo, segure a peça com uma das mãos e use a outra para apoiar a sua base.
A toalhinha quente normalmente oferecida logo ao sentar à mesa num restaurantes japoneses serve para limpar as mãos, mas também pode ser usada no rosto.