Normalmente quando vamos ao médico, no final da consulta é nos muitas vezes sugerido que tentemos agendar logo (ou assim que possível) a próxima consulta de rotina. Mas pode acontecer que nos esqueçamos de fazer estas marcações.
Por vezes estes “esquecimentos” podem até ser intencionais. Continuamos a ter medo de visitar um médico, procurando evitar ao máximo estas idas ao consultório. É certo que muitas vezes a questão financeira desempenha aqui igualmente um importante fator.
Em 2018, de acordo com uma sondagem do National Opinion Research Center realizada pela Universidade de Chicago, 40% dos americanos revelaram ter faltado a consultas médicas exclusivamente devido a questões financeiras.
No entanto não nos devemos nunca esquecer da importância do ditado popular: mais vale prevenir do que remediar. Garantir que toma controlo e responsabilidade pelo seu estado de saúde pode literalmente não só ajudar a salvar-lhe a vida, como pode também, a longo prazo, evitar que tenha despesas médicas mais agravadas, resultantes de um qualquer problema sério de saúde.
Se está pronto para tomar melhor conta de si próprio e do seu bem-estar, junto segue uma lista (criada pelo o portal Bestlife) que identifica um conjunto de importantes consultas médicas que deverá agendar para os próximos meses.
- Consulta de Medicina Geral
Garantir que é visto pelo menos uma vez por ano por um médico de medicina geral é essencial para garantir que tudo está sob controle no que diz respeito a alguns problemas de saúde de que possa ter (ou não) conhecimento.
Neste tipo de consulta serão avaliadas coisas como alto colesterol, alta ou baixa tensão arterial e problemas de tiroide. Tudo isto são coisas que se não tratarmos podem vir a ter sérias consequências para a nossa saúde.
- Cardiologia
Uma investigação de 2012 do Centro Americano de Controlo e Prevenção de Doenças, revelou que cerca de 47% dos adultos apresentam ter sintomas que estão na base de pelo menos um dos três principais fatores de risco de insuficiência cardíaca.
Ora, uma visita ao cardiologista pode ser essencial para garantir que tudo se encontra ok com o seu coração. Para este efeito, a realização frequente de eletrocardiogramas é recomendada, na medida em que irá oferecer toda a informação que o seu médico necessita para determinar o seu estado de saúde.
- Dermatologia
Muitos de nós acabamos por desvalorizar a importância de uma visita ao dermatologista. Temos a ideia de que esta especialidade médica está muito associada a temas cosméticos, no entanto a verdade é que um dermatologista poderá ser essencial para detectar quaisquer sinais precoces de cancro.
- Gastrenterologia
Problemas gastro-intestinais afetam um número alargado de pessoas em todo o Mundo. Só nos EUA, por exemplo, estima-se que cerca de 60 a 70 milhões de pessoas sofram com algum tipo de problema no seu sistema digestivo.
Se é uma destas pessoas, que sofre com dores abdominais, refluxo e outros, saiba que uma visita anual ao seu médico poderá ajudar a definir um plano de tratamento ideal. Mesmo até que não sinta dores crónicas nesta região do seu corpo, uma visita a um gastrenterologista poderá ajudar a salvar a sua vida. Isto porque esta especialidade é responsável por exames como as colonoscopias, essências na detecção rápida de tumores cancerígenas.
- Endocrinologia
Tanto homens como mulheres podem beneficiar com uma ida a um endocrinologista. Esta é uma especialidade médica que estuda o funcionamento das hormonas no organismo humano e que faz o diagnóstico e tratamento das doenças das glândulas de secreção interna (glândulas endócrinas).
Sendo assim é este médico que poderá ajudar a detectar e a acompanhar duas das mais importantes e frequentes condições médicas: a diabetes e a obesidade.
Para além destes dois problemas, um endocrinologista poderá ainda ser essencial para identificar problemas no pâncreas, na tiroide ou nas glândulas suprarrenais.