Partilhar

Sabia que as empresas podem ter um papel fundamental na prevenção das lesões dos colaboradores? A sua tem?

Nos últimos dois anos verificaram-se várias alterações a nível pessoal e laboral, com impacto no dia-a-dia.

2 Maio 2022
Sandra M. Pinto

A prática de desporto tem vindo a ganhar importância e as pessoas que não o praticavam passaram a fazê-lo pelo menos uma vez por semana, e a digitalização do trabalho tem revelado um impacto menos positivo na saúde e bem-estar físicos.

Um estudo realizado pelo Urban Sports Club, em parceria com a consultora On Strategy, sobre a mudança dos hábitos desportivos dos portugueses antes e após a pandemia, concluiu que a procura pelo desporto responde diretamente à necessidade de bem-estar físico e mental, libertação de stress e controlo de peso. Em termos quantitativos, a população portuguesa quer manter-se mais ativa, com um aumento de 23% para 27% de quem pratica exercício físico pelo menos 1 vez por semana e um decréscimo de 29% para 24% dos que nunca praticavam, numa comparação entre o período pré-pandemia e a atualidade.

Por outro lado, a atual digitalização do trabalho está a ter um grande impacto nas perturbações músculo-esqueléticas relacionadas com a postura. As reuniões realizam-se agora com mais frequência em formato online e não presencial, passando os colaboradores mais tempo em frente aos ecrãs, muitas vezes sem equipamento ergonómico de escritório em casa. Este contexto, aliado à falta de exercício, conduz a uma postura incorreta e a questões psicossociais, como o stress e o excesso de trabalho. De referir também as lesões por esforços repetitivos, como as tendinites, que levam ao desgaste de um nervo ou músculo que pode provocar lesão ou incapacitação, e podem estar relacionadas com a atividade diária de cada pessoa.
Neste contexto, a atividade física pode prevenir eficazmente as perturbações músculo-esqueléticas e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. O treino de força, por exemplo, ajuda a desenvolver massa muscular e a melhorar a postura, enquanto a natação, o ioga e o pilates ajudam a fortalecer os músculos das costas. Estes são exemplos de desportos que beneficiam a saúde física e mental e que tendem a evitar lesões relacionadas com a má postura.

Bruno Rodrigues, CEO & Founder do estúdio Shift You, parceiro do Urban Sports Club, explica que “o pilates e o ioga são modalidades de reduzido impacto para as articulações, onde a prática de mindfulness se encontra presente. Estas modalidades são adequadas a todas as pessoas, independentemente da idade ou do nível de condição física. Os benefícios são variados, salientando-se o aumento de resistência muscular; os ganhos de mobilidade, principalmente na coluna vertebral, ombros e bacia; o trabalho específico da musculatura postural; o aumento da consciência corporal; as melhorias na concentração e coordenação motora; e a gestão do stress. A conjugação destes benefícios permite que o corpo e a mente comecem a funcionar em sintonia, o que possibilita uma melhor consciência da posição em que nos encontramos em todos os momentos do dia”.

Financiamento de atividades desportivas e de relaxamento

As empresas podem ter um contributo fundamental na prevenção de lesões nos colaboradores e uma das formas é através de incentivos à prática de atividade física regular, que permitem um equilíbrio entre a atividade laborar e momentos de bem-estar.

«Consciente desta importância, uma das prioridades de negócio do Urban Sports Club é a oferta empresarial, disponibilizando opções para empresas por um preço especial», avança a Urban Sports Club, «desta forma, o desporto pode passar a ser um benefício corporativo oferecido aos colaboradores, contribuindo assim para a sua saúde e bem-estar».
.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 3 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 4 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 5 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 5 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 5 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 5 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 6 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 6 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 6 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 8 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 8 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 8 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 8 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 8 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 9 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 9 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 9 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 9 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 10 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.