Partilhar

Assinado protocolo para recuperação do Estádio Nacional

Saiba mais

16 Julho 2023
Sandra M. Pinto

O primeiro-ministro lamentou que o Estádio Nacional, a “joia da coroa” do complexo desportivo do Jamor, tenha sido negligenciado durante décadas, cenário que o protocolo de colaboração para a dinamização e reabilitação do recinto, agora assinado, pretende contrariar, avança a Lusa.

António Costa advertiu que o estádio, inaugurado em 10 de junho de 1944 e que tem anualmente como ponto alto a realização da final da Taça de Portugal de futebol, “é uma notável peça arquitetónica”, mas não deve resumir-se a um “sítio arqueológico”, durante a cerimónia, realizada na tribuna presidencial.

“No conjunto do complexo desportivo do Jamor, ao longo destas décadas, têm sido vários os investimentos (…), mas houve um equipamento, estranhamente aquele que parece ser a joia da coroa deste complexo, que, por razões diversas, não acompanhou a revitalização e a modernização”, assinalou.

Para estabelecer os princípios e condições para a reabilitação do Estádio Nacional, foi assinado um protocolo, que reuniu as três federações utentes do recinto (atletismo, futebol e râguebi), a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

“Infelizmente, este estádio já não tem hoje condições para acolher certas provas internacionais. E é uma pena que não tenha. É uma pena para as modalidades, para a produção do desporto, para a competitividade do país”, lamentou António Costa.

O primeiro-ministro exemplificou com o “enorme desafio” que representa, todos os anos, a organização da final da Taça de Portugal, tanto masculina, como feminina, a fim de “encontrar condições minimamente adequadas” para a sua realização, desde logo, a nível da segurança.

“Todos juntos vamos conseguir fazer deste Estádio Nacional o que ele merece ser para celebrar os seus 80 anos, que é um espaço contemporâneo, adaptado às realidades de hoje e que permita, com toda a segurança, vir a ser palco das mais relevantes provas desportivas”, afirmou.

António Costa lembrou a intervenção efetuada no Palácio Nacional da Ajuda, que foi “preservado em toda a sua riqueza patrimonial”: “Ora, se é possível fazer na Ajuda, como não será possível fazer no Estádio Nacional do Jamor? Seguramente, será possível e vai ser possível”, assegurou.

O presidente da CMO, Isaltino Morais, também usou a expressão “joia da coroa” para definir o Estádio Nacional, destacando o “passo significativo” para a sua reabilitação que representa a assinatura do protocolo, cujas propostas resultantes serão avaliadas pelo IPDJ e a DGPC, organismos que estiveram representados pelos presidentes, Vítor Pataco e João Carlos dos Santos, respetivamente.

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, defendeu que a cerimónia realizada hoje na tribuna presidencial “é um passo na corrida fundo para apoiar o desporto”, uma corrida que, antecipou, encontrará “muitos obstáculos”.

Além de António Costa, Ana Catarina Mendes, Isaltino Morais, Vítor Pataco e João Carlos dos Santos, estiveram também presentes o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e os presidentes das federações portuguesas de atletismo (Jorge Vieira), futebol (Fernando Gomes) e râguebi (Carlos Amado da Silva).

 

Mais Recentes

Não saber como se comportar dentro de um avião pode sair muito caro: passageiro problemático condenado a pagar 11 mil dólares à companhia aérea

há 3 minutos

Nem todos o fazemos da mesma maneira: esta é a melhor forma de acordar pela manhã

há 19 minutos

O verão está a terminar mas saiba que pode manter o seu belo bronzeado mais tempo com a ajuda deste alimento

há 52 minutos

“Consumir de preferência até” e “prazo de validade” dos alimentos não são a mesma coisa: esclareça aqui os dois conceitos e não seja engando

há 1 hora

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 17 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 18 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 18 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 18 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 19 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 19 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 19 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 19 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 20 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 20 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 20 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 20 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 21 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 21 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 21 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.