Partilhar

Associação de Cuidados lamenta falta de correção dos valores de 2023

A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) lamentou hoje que o Governo, quando decidiu os preços para 2024, não tenha aproveitado para ajustar o valor pago por utente em 2023, que considerou insuficiente para cobrir as despesas.

12 Fevereiro 2024
Forever Young

A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) lamentou hoje que o Governo, quando decidiu os preços para 2024, não tenha aproveitado para ajustar o valor pago por utente em 2023, que considerou insuficiente para cobrir as despesas.

Em declarações à Lusa a propósito da portaria publicada na sexta-feira que atualiza os valores a pagar para o ano de 2024, o presidente da ANCC, José Bourdain, lamentou que o Executivo não tenha aproveitado para atualizar os valores pagos no ano passado.

 

“Mais uma vez, o Governo não cumpre aquilo que verbaliza e também não cumpre o que assina”, afirmou José Bourdain, lembrando que a portaria apenas aumenta os valores para este ano contando com a inflação registada em 2023, mas “fez tábua rasa do ano 2023 face à inflação de 2022”.

Lembrou que no ano passado a inflação já foi elevada e as entidades sentiram “o impacto do aumento do salário mínimo em janeiro”, recordando: “É bom não esquecer que estes trabalhadores também merecem ser aumentados”.

“Tive vários telefonemas de várias organizações, no final de janeiro, completamente desesperadas. Estavam a ter pequenas rebeliões dos seus trabalhadores dentro das organizações, porque não tiveram aumento de salário”, contou, acrescentando: “Todas as pessoas que ganham acima do salário mínimo não tiveram aumento de salário”.

José Bourdain contou ainda que, face a esta situação, muitas entidades viram fugir muitos trabalhadores, que optaram por ir para o setor publico para ter aumento salarial.

Como exemplo de entidades à beira de fechar, José Bourdain aponta a Casa da Criança do Rogil e a Misericórdia de Santiago do Cacém, que teve mais de 400 mil euros de prejuízo no ano passado nos cuidados continuados.

No início de janeiro, a ANCC já tinha acusado o Governo de fazer propaganda e faltar à palavra por continuar sem atualizar os valores pagos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, apesar do compromisso até final de 2023.

Na portaria publicada na passada sexta-feira que define preços dos cuidados de saúde e de apoio social prestados nas respostas de internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, o valor por utente é fixado em 115,27Euro/dia nas unidades de convalescença (internamentos até 30 dias) e nos cuidados paliativos, em 100,34Euro/dia nas unidades de média duração (internamentos entre 30 e 90 dias) e reabilitação, em 81,52Euro/dia na longa duração (internamentos superiores a 90 dias).

Depois de contas feitas, a ANCC diz que o valor fica abaixo do custo em 9,35Euro/dia na convalescença e nos paliativos (-280,60 Euro/mês), em 7,41Euro/dia nas unidades de média duração (-222,24Euro/mês) e em 3,35Euro/dia na longa duração (-100,39Euro/mês).

Sublinhando o desespero de algumas instituições, a ANCC recorda que, nos últimos três anos, encerraram 342 camas de cuidados continuados.

Um estudo da Faculdade de Economia do Porto divulgado em agosto do ano passado concluiu que as unidades de média duração em cuidados continuados eram as que tinham maior prejuízo devido ao subfinanciamento do Estado e que, em 2023, com a atualização salarial e a inflação, o valor poderia chegar aos 500 Euro mensais por utente.

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 14 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 14 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 14 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 15 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 16 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 16 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 16 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 16 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 16 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 17 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 17 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 18 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 18 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 18 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 18 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 18 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 18 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 19 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 19 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.