A gripe é causada pela contaminação do organismo por parte do vírus, que entra pelas as vias aéreas superiores e se espalha por todo o trato respiratório, chegando aos pulmões.
Ao invadir o corpo, o vírus da Influenza toma posse das células do do sistema respiratório, impedindo o seu funcionamento padrão e utilizando a sua estrutura para se multiplicar e aumentar sua sobrevivência.
Sintomas da gripe
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Garganta inflamada e dorida;
- Congestão nasal;
- Nariz a escorrer;
- Tosse;
- Espirros;
- Fadiga;
- Calafrios.
Alimentos que pioram a gripe
Bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína
A febre é um dos sintomas iniciais da gripe podendo levar à desidratação, devido ao suor excessivo e caso a pessoa esteja com dificuldade em ingerir fluidos para repor os líquidos perdidos. Algumas substâncias podem acelerar o avanço da desidratação no organismo, elevando o risco para o doente. É o caso de bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, como o café, chá mate e similares. Também podem piorar o desconforto gástrico, irritando o trato digestivo, dificultando o trabalho de absorção de nutrientes.
Alimentos gordurosos e difíceis de digerir
O corpo precisa de muita energia e nutrientes para expulsar o vírus do organismo, combater a infeção e recuperar as estruturas danificadas. O recomendado é escolher alimentos bem cozidos, leves e fáceis de digerir, assegurando a absorção de nutrientes. Alimentos gordurosos e alguns grãos podem piorar a gripe por terem estruturas difíceis de serem digeridas corretamente. É recomendado evitar frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas e carnes muito gordurosas.
Comidas muito condimentadas ou processadas
O excesso de condimentos pode agravar a irritação da garganta inflamada, favorecendo o aparecimento de lesões e dificultando a recuperação, além de serem mais difíceis de digerir.
Alimentos com muito açúcar
Estudos indicam a possibilidade de que o excesso de açúcar na alimentação esteja ligado a quadros de inflamação crónica. É recomendado evitar comidas e bebidas muito açucaradas quando se está gripado, para evitar esse risco.