A região do Caribe (Caraibas) é conhecida pelas suas inúmeras e ilustres ilhas paradisíacas. É certo que muitos de nós já sonhámos passar umas boas férias num destes locais, mas a verdade é que por vezes pode ser difícil escolher uma só ilha para visitar. Existem dezenas e dezenas de destinos que merecem a sua visita.
Caso esteja interessado em fugir um pouco dos locais mais turísticos, caros e movimentados, então deverá contemplar algumas alternativas menos conhecidas que prometem ser igualmente maravilhosas.
Estas são apenas algumas sugestões, que deve apontar na sua lista.
Curação: história rica, ótimas praias e a cultura holandesa
Nesta ilha os habitantes são conhecidos por falarem uma língua chamada Papiamentu. Este idioma mistura um conjunto de outros dialetos, entre eles o holandês. Aqui a herança europeia sempre foi bem acolhida. Na capital de Willemstad existem inúmeros mercados e zonas comercias junto ao mar que deve visitar. Nesta cidade a maior parte dos edifícios encontram-se pintados em tons vivos de amarelo, azul e cor-de-rosa.
Em Willemstad deverá fazer questão de visitar o museu de Kura Hulanda, que explora o passado de escravidão na ilha, assim como o Fort Amsterdam. Este forte criado em 1634 pelos holandeses era uma das bases da conhecida Dutch West India Company na região.
Se estiver mais interessado em conhecer a beleza natural da ilha, o melhor será visitar o parque natural de Christoffelpark ou o parque Shete Boka.
Esta ilha, que se situa perto da Venezuela, é conhecida pelas habituais boas temperaturas e por ser uma opção mais barata quando comparada com as outras ilhas da região. Encontra-se igualmente fora da habitual rota dos furacões.
Dominica: caminhadas e beleza natural
Esta bonita ilha foi devastada recentemente pelo o furacão Maria, no entanto recuperou extremamente bem nos últimos anos. Existem inúmeros hotéis e resorts que oferecem estadias fantásticas a preços razoáveis.
Conhecida por ser a “ilha da Natureza”, este é um destino de sonho para todos os que gostam de fazer caminhadas e estar em contacto com a vegetação natural. Para além dos ótimos trilhos existem igualmente diversas zonas ótimas para fazer mergulho e conhecer melhor o mundo sub-aquático.
As praias paradisíacas e as dezenas de cascatas de água espalhadas pela ilha são alguns dos aspectos mais apreciados pelos visitantes. Em Dominica existe ainda um conhecido parque natural que é Património Mundial da UNESCO, o Morne Trois Piton National Park.
São Vicente e Grenadinas: cascatas e pequenas ilhas idílicas
Este é um grupo independente de ilhas, pertencente à Commonwealth britânica. São Vicente é uma ilha relativamente pequena, com bastante natureza desbravada e dezenas de cascatas. É mais conhecida por esta natureza e pelos trilhos de caminhada do que propriamente pelas praias. De referir que grande parte do filme original dos Piratas das Caraíbas foi filmado nesta ilha.
Já as Grenadinas, são um conjunto de 32 ilhas que se encontram a sul de São Vicente. Pode apanhar o ferry para conhecer grande parte destes locais. Bequia e Tiny Mayreau são duas paragens obrigatórias, sendo ambas conhecidas pelas praias maravilhosas que “oferecem” a todos os visitantes.