<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ator de “Morangos com Açúcar”, que sofreu depressão profunda, revela como ultrapassou a doença

10 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala hoje, dia 10 de outubro a campanha “Viva! Para lá da Depressão” apresenta o testemunho na primeira pessoa do ator e humorista Tiago Castro, que sentiu na pele o impacto desta doença. Esta é uma iniciativa que pretende promover a saúde mental e quebrar o estigma associado à doença mental em Portugal, em especial a depressão.

Conhecido pela sua interpretação de Crómio na série juvenil “Morangos com Açúcar”, Tiago Castro recorda neste seu testemunho a depressão profunda que viveu durante os anos que se seguiram ao término das gravações da série e durante a época em que viveu em Nova Iorque e a respetiva superação do problema.

Após o seu regresso a Portugal, teve a ajuda e acompanhamento de um psicoterapeuta e psiquiatra. A seu tempo fez mudanças no seu estilo de vida e implementou novos hábitos que contribuíram para o seu bem estar e que o levaram a dar novamente um rumo à sua vida.

“É com orgulho que participo na campanha, até porque me identifico bastante com o seu propósito. Acredito que é preciso sensibilizar e desmitificar o tema da saúde mental. Sinto que ainda existe algum tabu e, portanto, falar da depressão com leveza e sem vergonha pode ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo”, afirma Tiago Castro. “O conselho que posso dar é que procurem ajuda, alimentem a chama de viver com atividades que vos façam felizes e acima de tudo façam delas uma prioridade”, acrescenta o ator.

A entrevista do ator, está disponível no website da campanha, onde fala sobre o seu percurso profissional, a implicações que o sucesso teve na sua saúde mental e a importância de ter iniciativa, procurar ajuda e redefinir as prioridades que contribuam para uma vida mais feliz.

Lançada em 2022, a campanha conta com o contributo de vários especialistas de renome do panorama nacional, partilhando conselhos dirigidos à população. “Viva! Para lá da Depressão” possui ainda um website, onde estão disponíveis diversos conteúdos sobre saúde mental e conselhos que poderão ajudar na superação da depressão. Entre podcasts, vídeos e artigos, os conteúdos envolvem os vários especialistas, nas suas diversas áreas de especialidade, como psiquiatria, cuidados de saúde primários, psicologia, nutrição e exercício físico, entre outras, enquanto áreas complementares essenciais para o sucesso do tratamento da depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) dedica este ano o Dia Mundial da Saúde Mental ao tema “As nossas mentes, os nossos direitos” e lembra que a saúde mental é um direito humano básico para todos. Todas as pessoas, quem quer que sejam e onde quer que estejam, têm direito ao mais alto padrão possível de saúde mental. Isto inclui o direito de ser protegido contra riscos de saúde mental, o direito a cuidados disponíveis, acessíveis, aceitáveis ​​e de boa qualidade, e o direito à liberdade, independência e inclusão na comunidade. A OMS defende também que ter um problema de saúde mental nunca deve ser motivo para privar uma pessoa dos seus direitos humanos ou para excluí-la das decisões sobre a sua própria saúde.

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 10 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 2 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.