Partilhar

Audi A5 Sportback 2.0 TDI 150

Estamos habituados a olhar para o A5 e descobrir as rodas grandes, os cromados em destaque e a alavanca da caixa DSG a dominar a consola central. No entanto, este A5 não tem nada disso e ainda destaca uma caixa manual. Para frotas, mas não só!

11 Setembro 2018
Forever Young

Poderia ser um carro dedicado apenas aos maiores compradores do mercado nacional, as empresas e os frotistas, mas a verdade é que qualquer pessoa pode comprar um Audi A5 Sportback por menos de 50 mil euros. Mais precisamente, 47.999 euros.

Claro está que para chegar a este preço é preciso prescindir de algumas coisas. Primeiro, borda fora a caixa S-Tronic. Depois, sai o motor 2.0 TDI 190 CV e entra o de 150 CV. A pintura metalizada custa 1050 euros, o que é um luxo, por isso… pintura normal também serve. As jantes são de liga leve entram neste modelo, mas com apenas 17 polegadas e pneus 225/50. Os faróis LED ficam na Audi, com o A5 Sportback a apresentar luzes xénon plus, com a oferta dos sensores de luz e chuva. Os bancos são rebatíveis 40/20/40, o volante multifunções em couro, e o ar condicionado é automático. E no fim de tudo isto e de mais algumas coisinhas que a Audi oferece em troca dos 47.999 euros, está uma garantia de 4 anos ou 80 mil quilómetros. Não está mal, pois não?

Se quiser optar pela linha Sport ou Design, o carro passa para os 50.776 euros, com mais extras e equipamento de série. E se quiser o mesmo carro, mas com caixa DSG, custa-lhe 50.450 euros; ao adicionar o motor de 190 CV, a fatura sobe para 51.810 euros. Resumindo, são quase cinco mil euros para ter uma caixa automática e mais 40 CV. Valerá a pena?

No que diz respeito à caixa DSG, ou S-Tronic, a resposta é sim, vale a pena, pois o carro fica muito mais agradável de conduzir e um pedal a menos é sempre bem-vindo. Os que ainda dizem que o prazer de condução ó existe com caixa manual, estão perfeitamente desfasados do tempo. Mas são gostos.

 

Quanto ao motor de 190 CV, talvez não justifique o incremento ao preço. Não que um motor mais potente não seja um atrativo, até porque o carro anda mais e tudo o resto… Mas o bloco 2.0 TDI com 150 CV é tão equilibrado, suave e económico que pode ser muito mais interessante para o A5 do que a versão mais potente.

É verdade que a caixa manual é boa, bem escalonada, fácil de usar e suave na utilização, mas a caixa DSG vale muito a pena. Ainda assim, se optar pela caixa manual, será também uma boa opção, até porque a diferença de consumos é curta (5,8 l/100 km para este A5 Sportback, com caixa de seis velocidades).

É claro que, para deixar este A5 Sportback mais próximo daquilo que é o estatuto de possuir um Audi, terá de abrir os cordões à bolsa e navegar na longa lista de opcionais, acessórios e pacotes que a casa alemã disponibiliza.

Quanto ao resto, o A5 mostra-se um verdadeiro Audi, ou seja, um estilo agradável à vista, um interior espaçoso feito com qualidade e aquele toque que faz dos habitáculos da Audi os melhores do momento.

Posição de condução perfeita, tudo ergonomicamente bem posicionado e bancos confortáveis. Acessibilidade fácil e uma bagageira com razoáveis 480 litros.

Na estrada, suavidade e refinamento são as palavras que melhor descrevem o A5 Sportback, mas com um comportamento muito interessante, mesmo que não seja carro para grandes aventuras desportivas. É, sim, um rolador, um carro capaz de o levar do ponto A ao B, rápida e confortavelmente. Estão disponíveis vários modos de condução, mas servem de pouco perante um motor de 150 CV com caixa manual e suspensões convencionais.

Veredicto

Ficou claro que os 2.550 euros que o separam da caixa S-Tronic são mais do que justificados. Não quer isto dizer que o A5 com caixa manual seja mau, longe disso. Mas não é a mesma coisa. Certo é que seja qual for a caixa que escolher, a melhor opção é mesmo o motor de 150 CV, porque é mais suave, refinado e económico, com a performance ideal para o tipo de carro que o A5 sempre foi. E com esta renovação que sofreu, está ainda mais apetecível. Uma opção a ter em conta se está a pensar em comprar um carro deste segmento.

José Manuel da Costa

Mais Recentes

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 31 minutos

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 40 minutos

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 45 minutos

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 50 minutos

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 2 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 2 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 3 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 3 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 3 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 4 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 4 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 4 horas

Mamografia: é preciso desmistificar e alertar para a sua efetiva importância

há 4 horas

Mais um ano que está a terminar: com estas 5 dicas receba 2025 com mais qualidade (e vitalidade)

há 4 horas

Dieta mediterrânica promove o envelhecimento ativo e a saúde do planeta

há 4 horas

Mais vale prevenir do que remediar: esta são as 8 lesões mais comuns nos joelhos

há 4 horas

Gosta de esquiar? Conheça o mapa exclusivo dos 67 países onde é possível fazê-lo

há 5 horas

Colesterol ‘mau’: cientistas descobrem como atua no corpo

há 5 horas

Se tem o hábito de oferecer chocolates no Natal prepare-se: vai ter de pagar mais uns bons euros

há 5 horas

Os 6 destinos pouco conhecidos (e muito luxuosos) que vai querer conhecer em 2025

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.