O Chefe do Destacamento de Trânsito da Guarda Civil de Oviedo, José Carlos Conde Crespo, revelou em entrevista ao podcast do especialista em automóveis Román Álvarez qual o produto caseiro que pode dar um resultado positivo temporário no teste de álcool.
«A única coisa que encontramos que pode alterar o teste de álcool é o desinfetante oral», disse o agente de trânsito, acrescentado que «pode alertar o resultado durante 5 ou 6 minutos».
O responsável tranquilizou a população ao explicar que o resultado «não impede a pessoa de continuar a conduzir porque os testes do bafômetro são mais extensos».
O agente lembrou que são «dois testes com 10 minutos de intervalo», tempo suficiente para «desaparecer aquele pequeno nível de álcool».
É proibido conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l – condutores “comuns” (não incluídos na lista indicada no ponto seguinte).
É proibido conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l – novos condutores (durante os 3 primeiros anos de validade da carta de condução), condutor de veículo de socorro, ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxi, de automóvel pesado de passageiros ou mercadorias, ou de transporte de mercadorias perigosas.