<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Beber café pode reduzir o risco de contrair doenças hepáticas. Sabia?

20 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Revela este estudo.

O estudo foi realizada com cerca de 500 mil participantes e apresentou resultados positivos.

O estudo realizado no Reino Unido constatou que o consumo de café pode reduzir os riscos de doenças hepáticas e cancro no fígado. O estudo, coordenado pela Universidade de Southampton e publicado no jornal BMC Public Health, constatou que o consumo de café, de qualquer tipo, é realmente eficiente na diminuição de riscos de doenças hepáticas.

Foram realizados testes em quase 500 mil voluntários, com idade entre 40 e 69 anos. Destes, 78% afirmaram consumir café.

Durante 11 anos foi realizado um acompanhamento da saúde hepática de cada participante. Durante esse tempo, foram detetados 3,6 mil casos de doenças hepáticas; destes, 301 resultaram em morte, e 1,8 mil resultaram em gordura no fígado.

Todos os participantes responderam sobre a quantidade de café que consumiam por dia. Além disso, o tipo de café também foi avaliado: descafeinado, instantâneo, moído ou outros. Outro ponto foi o consumo de bebida alcoólica por parte dos voluntários, avaliando o seu consumo semanal e mensal.

Foi constatado, então que, a partir de fatores como consumo de bebida alcoólica e IMC, as pessoas que consumiam café, de qualquer tipo, possuem 20% menos hipóteses de desenvolver doença hepática, ou gordura no fígado.

As reduções dos riscos foram aumentadas proporcionalmente conforme o maior consumo de café, variando entre 3 e 4 chávenas por dia. Os resultados também mostraram 49% menos hipóteses de morrer de doenças hepáticas.