Rara é a pessoa que não tem redes socais. Mas sabia que há 10 coisas que jamais deve publicar?

Nem tudo na vida é um livro aberto e, da mesma forma, nem tudo se deve postar nas redes sociais.

É fundamental ter cuidado com o que se expõe nas redes. O jornal Clarin partilhou estas recomendações.

Informações pessoais

Nunca publique fotos, por exemplo, com matriculas de carros, número de telefone ou data de nascimento. Essas informações podem ser usadas para cometer fraudes, por exemplo, solicitar crédito em nome de outra pessoa ou abrir contas na internet.

Planos de viagem

As fotos  no aeroporto revelam que a sua casa está vazia. Resista à tentação de partilhar cada momento da sua viagem nos stories, principalmente quando indicam a sua localização em tempo real.

Se possível, faça os seus posts quando regressar ou evite datas específicas.

Não deve postar dados sobre a sua localização nas redes sociais

A postagem do por-do-sol à beira do rio  é poética, mas também, perigosa. Da mesma forma, mostrar que está sozinho em casa nas redes sociais. Se terceiros duvidosos tiverem acesso a isso, o pior pode acontecer. Mantenha os dados de localização em segredo sempre que possível.

Objetos valiosos

Infelizmente, a inveja e cobiça estão ali, super atentas às redes sociais. Seja o mais prudente possível ao postar informações sobre novas compras ou presentes.

Fotos de crianças n

A princípio, postar, de forma orgulhosa, a foto das crianças nas redes jamais deveria configurar riscos. Mas, configura, além de violar a própria privacidade da criança.

Queixas de trabalho

É para isso que serve o departamento de RH. Entre outras funções importantes, o profissional de recursos humanos está ali para ouvir ad suas queixas laborais. Se precisa de desabafar, faça com um colega de confiança ou amigo fora da internet.

Dados financeiros

Assim como com as informações pessoais, é aconselhável manter os dados financeiros em segredo. Portanto, recomenda-se não postar nenhuma referência sobre cartões de crédito ou débito.

Informações pessoais identificáveis de familiares e amigos

Outro ponto sensível é postar informações pessoais de familiares ou amigos nas redes sociais. Por exemplo, imagens de casas, famílias, carros, escritórios, etc.

Presentes nas redes sociais

Conhece aquelas promoções do tipo “marque três amigos e ganhe este prémio”? Ou, formulários nas redes sociais para ganhar algum brinde? Nem sempre é golpe, mas, muitas vezes, são tentativas de obter informações pessoais dos usuários ou até disseminar malware. Portanto, pense duas vezes antes de preencher formulários online e partilhar links para sorteios.

Conversas privadas

O nome já diz tudo: conversa privada. As redes sociais são, por natureza, um fórum público, mesmo que uma conta esteja relativamente bloqueada. Por isso, não é o lugar adequado para compartilhar informações privadas.

 

Ler Mais