<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Bedeteca nasce no Porto para promover leitura de banda desenhada

31 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

A associação cultural Turbina e a livraria Mundo Fantasma juntaram-se para criar uma bedeteca no Porto, recuperando um projeto cultural de promoção de banda desenhada que existiu na cidade nos anos 1990.

Um auxílio ficcional para quem tem “A Vida Escondida Entre os Livros”
Foto: Pixabay

“É um projeto independente, pequenino, ‘small is beautiful’, mas que pode ter alguma importância aqui à escala do Porto e do país. Uma bedeteca tem de lidar antes de mais com o público local e é esse o nosso objetivo”, explicou à agência Lusa Júlio Moreira, um dos mentores desta biblioteca de banda desenhada.

A Bedeteca – é assim mesmo que se intitula o projeto -, é inaugurada a 10 de fevereiro dentro do centro comercial Brasília, local onde já funciona a livraria Mundo Fantasma, e conta com um acervo de alguns milhares de obras de banda desenhada, ‘fanzines’ e revistas de BD.

Feita com base em voluntariado, as obras da Bedeteca, numa primeira fase, só estão disponíveis para consulta e leitura na sede do projeto, estando ainda a ser estudado o empréstimo domiciliário.

Segundo Júlio Moreira, grande parte do catálogo provém do acervo que estava fechado há várias décadas e que pertencia a uma primeira bedeteca que existiu no Porto nos anos 1990.

Nessa altura, quando surgiu, era apresentada como a primeira bedeteca do país, fundada por “um grupo de entusiastas”, que organizou o Comicarte – Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto, e pela Comissão de Jovens de Ramalde.

Por vicissitudes várias, a bedeteca fechou em 1995, sendo agora recuperada, e o acervo, que tem sido enriquecido com doações, inclui edições nacionais, ‘fanzines’ “e todo um manancial de publicações que já não se encontram no mercado”.

Para este programador e dinamizador cultural, a Bedeteca no Porto surge numa altura em que “há um público emergente que tem vindo a puxar por alguma da edição da banda desenhada nacional”.

“É um momento em que temos uma grande dinâmica na edição nacional, com muitas editoras a trabalharem. Há diversos públicos de BD e vamos tentar ir ao encontro desses diversos públicos”, disse.

Várias bibliotecas municipais têm núcleos e serviços dedicados à banda desenhada e com programação própria, como as bedetecas de Beja e da Amadora, mas a Bedeteca no Porto diferencia-se por ser uma iniciativa privada, embora os seus promotores estejam em diálogo com a autarquia do Porto sobre hipotéticos apoios.

“A importância das bibliotecas e das bedetecas [é] quantas mais existirem melhor. Esta, a única coisa que posso dizer que se diferencia é que é gerida por entusiastas de banda desenhada, pessoas que conhecem bem a BD e que têm uma preocupação de fazer um trabalho de divulgação de todo o tipo de banda desenhada”, sublinhou Júlio Moreira.

Na página oficial da Bedeteca, os promotores desta iniciativa dizem que querem “potencial a presença da banda desenhada nos hábitos de leitura e contribuir para o alargamento a novas gerações”.

“Todo o bom amante de banda desenhada gosta de ter o seu livro em casa, mas a verdade é que uma bedeteca também pode ajudar a escolher e a afinar o seu gosto e as suas opções”, disse Júlio Moreira.

Este responsável reconhece que o preço dos livros está mais alto, mas acredita que “continua a haver espaço para o mercado [da banda desenhada]. Hoje o mercado está mais dinâmico do que nos anos 1990 ou no início do século. Há melhores edições, mais bem feitas e mais caras”.

A Bedeteca vai existir com uma programação cultural associada, convocando uma rede de produção artística e edição independente da região.

Para a inauguração está previsto, por exemplo, um clube de leitura em torno do livro “Palestina”, de Joe Sacco, pelo Goteira – Coletivo de BD, uma exposição sobre o livro “Companheiros da Penumbra”, de Nunsky, com a presença do autor, uma oficina de diário gráfico por Paulo Mendes, premiado no AmadoraBD, e uma edição do Mercado do Contra, de ‘fanzines’ e BD independente.

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 3 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 3 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 4 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 4 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 4 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 5 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 5 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 5 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 5 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 6 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 6 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 6 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 7 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 7 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 8 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 8 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 8 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 8 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 9 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.