Com a evolução das necessidades e expectativas dos colaboradores, as organizações devem dar prioridade a benefícios atrativos e relevantes para atrair e reter os melhores talentos. Numa era em que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o bem-estar dos colaboradores são cruciais, é fundamental que as empresas adotem medidas e benefícios que vão além do tradicional e que estejam identificados como altamente valiosos para as equipas. Eis algumas sugestões:
1. Trabalho flexível: Reconhecendo que os indivíduos têm necessidades e preferências diferentes, é importante que exista uma política de flexibilidade responsável que ofereça, quando possível, opções como o trabalho remoto, horários flexíveis ou semanas de trabalho comprimidas. Isto permite que os colaboradores consigam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, alcançado uma maior produtividade.
2. Programas de saúde e bem-estar: Mais do que nunca, o bem-estar físico e mental deve estar no centro das conversas e das prioridades das empresas. Oferecer uma subscrição mensal aos colaboradores que lhes permita aceder a diferentes espaços de desporto e bem-estar é cuidar da sua saúde. O Urban Sports Club tem diversas opções para empresas que queiram proporcionar um benefício de desporto corporativo às suas equipas, permitindo-lhes praticar os desportos e/ou hobbies que mais gostam, onde quer que estejam e a qualquer hora.
3. Apoio à compreensão financeira: Ajudar os colaboradores a melhorar a sua compreensão financeira é um benefício ainda pouco frequente nas empresas, mas que será valorizado por muitas pessoas. Isto inclui, por exemplo, sessões de planeamento financeiro, planos de poupança para a reforma e programas de assistência aos colaboradores, assegurando que os mesmos se sentem apoiados no seu planeamento financeiro.
4. Desenvolvimento profissional: De forma a promover o crescimento e a aprendizagem contínuos, é muito importante implementar programas de desenvolvimento profissional, com acesso a workshops, conferências e formações do setor. Estas oportunidades não só melhoram as competências dos colaboradores, o que é uma vantagem a curto-prazo também para as empresas, como contribuem para progressão na carreira.
5. Local de trabalho inclusivo e diversificado: Fazer com que os colaboradores se sintam respeitados e valorizados por aquilo que são é fundamental para as empresas que querem reter talento. É importante e, atualmente, muito valorizado pelos colaboradores a promoção de um ambiente inclusivo que celebra as diferenças individuais. Isso pode ser feito através de iniciativas de diversidade e inclusão, tais como programas de orientação e formações sobre preconceitos inconscientes.