Partilhar

Bill Gates diz que é mais feliz aos 68 anos do que aos 25: estas são as razões

Bill Gates colocou-se à disposição dos utilizadores da rede social Reddit para responder a algumas perguntas.

11 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Bill Gates colocou-se à disposição dos utilizadores da rede social Reddit para responder a algumas perguntas. Entre todas as dúvidas dos seus seguidores, surgiram duas que levaram o co-fundador da Microsoft a dedicar atenção redobrada: “É feliz?” e “O que o faz feliz?”.

À primeira pergunta, o filantropo de 63 anos respondeu que sim, adiantando que quando tinha 30 anos não acreditava que as pessoas com 60 fossem muito inteligentes ou divertidas. Agora, mudou de ideias: «Perguntem-me dentro de 20 anos e direi quão inteligentes são as pessoas com 80 anos.»

A segunda pergunta, por seu turno, valeu uma resposta ainda mais pessoal. De acordo com Bill Gates, saber que os filhos estão bem é algo muito especial para um pai. Além disso, cumprir os compromissos que estabelecemos connosco próprios, nomeadamente fazer exercício, também aumenta os níveis de felicidade.

Para quem quiser ser tão feliz como Bill Gates, o Business Insider resumiu em quatro pontos aquilo que garante o bom estado de espírito de um dos homens mais ricos do mundo – e, atenção, não é o dinheiro.

1 – Cumprir os compromissos. Ser mais feliz e inteligente à medir que se envelhece não é só uma questão de estudar ou acumular riqueza. Trata-se também de saber escolher que batalhas lutar e que compromissos assumir. Isto inclui deixar um emprego que nos deixa miseráveis e seguir uma área que nos entusiasme de facto;

2 – Dar, dar, dar. A Bill & Melinda Gates Foundation é uma das razões da felicidade de Bill Gates. O co-fundador da Microsoft descobriu que dar pode ser melhor do que receber e não é preciso criar uma fundação: é possível seguir esta abordagem a uma escala mais pequena e ajudar a comunidade local, por exemplo. Também não é necessário que a ajuda seja financeira. Pode ser mentoria ou apoio a uma causa;

3 – O corpo é um templo. Tratar o corpo como um templo é um dos segredos de Bill Gates, segundo o qual o exercício pode mesmo trazer felicidade. No seu caso, o ténis é o desporto de eleição, mas pode ser qualquer outra modalidade. O importante é que o exercício reduz a ansiedade, stress e até depressão;

4 – Pôr a família em primeiro lugar. Entre os 25 e os 63 anos, as prioridades de Bill Gates mudaram radicalmente. Deixou de dar prioridade ao trabalho e à programação para colocar a família em primeiro lugar. Este equilíbrio, no entanto, pode ser difícil.

Mais Recentes

Cientistas descobrem uma característica na fala que anuncia o declínio cognitivo

há 5 minutos

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 14 minutos

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 32 minutos

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 38 minutos

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 40 minutos

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 55 minutos

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 1 hora

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 1 hora

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 2 horas

«Mulher que viveu até aos 117 anos tinha genes que mantinham as suas células “mais jovens”», revela estudo

há 2 horas

Covid-19: perderam-se 16,8 milhões de anos de vida na Europa entre 2020 e 2022

há 2 horas

Pela primeira vez no mundo homem tem alta do hospital levando no peito um coração de titânio

há 2 horas

Sono: 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, revela estudo

há 2 horas

Jante na companhia de Vasco da Gama no edifício mais alto de Portugal

há 4 horas

Zoomarine volta a trazer magia e diversão com reabertura do parque

há 4 horas

Uma receita para surpreender os pais que não resistem a um toque adocicado (e a uma “cervejinha”)

há 4 horas

Jantares com produtores, provas e masterclasses diárias: o vinho marca a agenda desta unidade hoteleira

há 4 horas

Cuide da sua segurança: se conduzir não use colares

há 4 horas

Mantenha a mente jovem e ativa depois dos 40 anos com estas 13 dicas

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.