<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Bronquiolite: entenda os sintomas e as consequências da doença

5 Março 2025
Forever Young

A bronquiolite é uma síndrome respiratória que afeta as vias aéreas.

A doença começa com sintomas de uma constipação normal, mas que podem evoluir de forma prejudicial. O VSR (vírus sincicial respiratório) está associado a até 80% dos casos de bronquiolite, inflamação que dificulta a chegada do oxigénio aos pulmões.

No caso dos bebés é comum perceber no quadro inicial da bronquiolite sinais parecidos com a constipação. Entre eles, expectoração clara, tosse, obstrução nasal, febre, irritabilidade e dificuldade em comer.

Nestes doentes, por serem muito novos e não conseguirem expectorar a secreção, os sintomas podem progredir para tosses mais intensas, dificuldade para respirar e chiado no peito. Nesses casos, a orientação é procurar um médico e o mais brevemente possível.

Outro sintoma preocupante é o que os médicos chamam de retração de fúrcula, ou seja, o afundamento da região do pescoço, logo acima esterno.

Se a doença não for tratada corretamente, o doente pode evoluir para um quadro de insuficiência respiratória. O tratamento, nesses casos, inclui lavagem nasal, fisioterapia respiratória e suporte ventilatório.

Se existirem sinais de esforço respiratório e baixa de saturação, o doente tem de permanecer internado para avaliar a necessidade de usar de suporte ventilatório.

Se a criança não responder ao cateter nasal de alto fluxo, pode precisar de ventilação não invasiva, como intubação e ventilação mecânica.

Medidas de prevenção

  • Higienizar corretamente as mãos
  • Evitar locais com pouca ventilação
  • Não permanecer em locais onde haja fumo de tabaco
  • Evitar a exposição a pessoas com sintomas respiratórios
  • Desinfectar superfícies e objetos potencialmente contaminados