Partilhar

Burlas online: número de casos aumentou 20% no 1º trimestre

Portal da Queixa recebeu mais de 1.300 reclamações que relatam esquemas de burla em compras online

26 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Em Portugal, continuam a aumentar os casos de burla no meio online. Uma análise do Portal da Queixa revela que, no primeiro trimestre do ano, os consumidores portugueses registaram 1313 reclamações na plataforma com referência a burlas, um crescimento de cerca de 20%, em comparação com o período homólogo de 2023, que registou 1095 queixas. Até o dia 21 de abril, o tema já soma 1486 reclamações.

 

Segundo os dados analisados pelo Portal da Queixa, a maioria das denúncias reportadas está relacionada com casos de compras em lojas online, onde os consumidores se queixam de ter realizado a compra de um produto que não chegam a receber, ficando sem resposta (por parte da marca/vendedor) e sem o reembolso do dinheiro.

A não execução dos pedidos de reembolso – após a não receção do produto – é assim o principal motivo de queixa denunciado, gerando 57,8% das reclamações inseridas em situações de burla. Outro motivo apontado pelos consumidores está relacionado com os problemas no contacto/resposta da marca. São casos que reportam dificuldades no atendimento ao cliente e a falta de feedback do vendedor.

A análise aferiu ainda as categorias mais reclamadas, onde a alegada situação de burla aconteceu durante a compra online. O maior volume (a recolher 42.5% das denúncias) foi registado na categoria Compras, Moda e Joalharia. Segue-se a área da Beleza, Estética e Bem-Estar, que somou 13.6% dos casos.

Já 9.4% das queixas denunciam esquemas fraudulentos na categoria Hotéis, Viagens e Turismo e 9% dos casos apontam o dedo a lojas de Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos. Na origem de 7.4% das reclamações encontram-se lojas sobre Internet, Sites e Negócios.

Os dados indicam que, este ano, 60.7% das reclamações sobre burlas em e-commerce foram registadas por mulheres. As faixas etárias em que houve uma maior participação de denúncias, são as de consumidores com mais de 45 anos, com destaque para idades entre os 45 a 54 anos.

 

Mais de 25 mil reclamações em 2023 e mais de 5 milhões de prejuízos

Recorde-se que, em 2023, o Portal da Queixa recebeu perto de 25 mil reclamações relacionadas com burlas online, um crescimento de 37%, em relação ao período homólogo de 2022. A maioria das queixas relatava alegados esquemas online, onde os consumidores ficavam sem o produto, sem resposta e sem o dinheiro. O valor estimado dos prejuízos resultantes das burlas reportadas no ano passado, ultrapassou os cinco milhões de euros.

 

Mais Recentes

MarLuso reinventa a tradição no novo menu de Inverno

há 26 minutos

Novo Mundo apresenta menus exclusivos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 1 hora

Galáxia Skyfood apresenta novo menu assinado pelo chef Roberto Barros

há 2 horas

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 3 horas

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 4 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 21 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 22 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 23 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 1 dia

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 1 dia

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 1 dia

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 2 dias

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 2 dias

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.