O preço de um cabaz de produtos não alimentares ficou mais caro 15,04€ desde o início do ano, o que corresponde a uma subida de 5,86%, revela uma análise do comparador de preços KuantoKusta à variação de preços de produtos não alimentares de compra recorrente entre 4 de janeiro e 4 de junho deste ano. No início do ano, o cabaz de produtos analisado pelo KuantoKusta custava, em média, 256,52€ e, passados 5 meses, os preços dos mesmos produtos subiram cerca de 6%, para 271,56 €. O estudo do comparador de preços e marketplace incluiu produtos não alimentares – portanto, não abrangidos pelo IVA 0% – de higiene pessoal, cuidados do cabelo, cuidados do corpo, depilação, cuidados da barba e alimentação para animais. Entre os produtos analisados, as maiores subidas de preços foram registadas na máscara para o cabelo (+20,03%), na recarga de lâminas para homem (+18,85%) e na máquina manual de depilação para mulher (+14,81%). Por outro lado, o KuantoKusta identificou descidas de preços em três produtos: pastas de dentes (-0,73%), gel de banho (-2,33%) e champô (-2,72%). “A inflação e o impacto que teve nos preços destes produtos ainda se reflete na carteira dos consumidores. Todos os artigos analisados são de compra recorrente, ou seja, as oscilações de preço, mesmo que possam parecer pequenas, a longo prazo têm impacto significativo na carteira do utilizador”, reforça Ana Rego, gestora de comunicação do KuantoKusta. |
PRODUTOS PARA BEBÉS COM DESCIDA LIGEIRA (-0,93%) No caso dos produtos de compra recorrente de puericultura, o cenário é mais animador, com uma variação total de menos 0,93% no custo do cabaz analisado, que inclui fraldas, toalhitas, chupetas, creme muda fraldas, estojo de higiene, leite lactente, papa, iogurte, cremes, escova e pasta de dentes. Isto significa que, a 4 de janeiro, o cabaz custava 144,64€ e registou uma ligeira descida de 1,35€ nos cinco meses seguintes, passando a custar 143,29€. As maiores variações de preços nesta categoria ocorreram em escovas e pastas de dentes (-10,76%) e chupetas (-9,27%), enquanto produtos como leite lactante (+6,30%) e papas (+4,81%) apresentaram uma tendência de subida nos preços. “O nosso histórico e experiência combinada como comparador de preços e marketplace já nos mostrou que o cuidado de comparar os preços praticados pelas lojas permite ao consumidor alcançar poupanças substanciais. O que recomendamos é que, mesmo neste tipo de produtos, os consumidores acompanhem os históricos de preços e reforcem hábitos de comparação. A longo prazo, a poupança para as famílias pode ascender a centenas de euros”, aconselha Ana Rego. |
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