Os grãos de café torrados contêm mais de mil compostos bioativos, mas a cafeína e o ácido clorogénico (CGA) destacam-se como principais compostos ativos com capacidade antioxidante.
Esses compostos protegem o organismo contra o cancro, incluindo de fígado, próstata, endometrial, mama, gastrointestinal e colorretal.
O café foi associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hepáticas e depressão, bem como a doença de Alzheimer e Parkinson.
Por fim, a cafeína é responsável pelo efeito de aumento de energia, influência positivamente o desempenho dos exercícios de resistência e capacidade de aumentar a queima de calorias, resultando em perda de peso.
Ajuda a queimar gordura e a emagrecer
Nem o limão nem o café podem derreter a gordura. A única maneira de fazer desaparecer a gordura indesejada é consumindo menos calorias ou queimando. Portanto, a afirmação é falsa.
Alivia dor de cabeça
Tomar café com limão pode aliviar ou piorar a dor de cabeça. E se ajudar a reduzir a dor, seria devido à cafeína presente no café, e não ao café e ao limão.
Alivia a diarreia
Não há evidências para apoiar o uso de limão no tratamento da diarreia, e o café estimula o intestino, aumentando a necessidade de evacuar.
Beneficia o cuidado da pele
Estudos sugerem que o conteúdo antioxidante do café e do limão pode proporcionar benefícios à pele