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Cancro da Mama: mais de metade das mulheres não sabe detetar os sinais

18 Outubro 2024
Forever Young

Avon lança o seu mais recente estudo The Boob Census, que identificou uma queda na confiança das mulheres no que diz respeito à saúde das suas mamas.

No inquérito realizado a mais de 7.000 mulheres em todo o mundo, menos de metade (45%) afirmou sentir-se confiante para detetar os sinais de cancro da mama, uma queda em relação aos 47% da investigação de 2023. Além disso, a Avon descobriu que apenas 28% das mulheres fazem um exame de mama por um profissional médico uma vez por ano, em comparação com 33% relatados no relatório do ano passado.

 

O cancro da mama é o cancro mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Em 2022, foram diagnosticadas 2,3 milhões de mulheres com cancro da mama e registaram-se 670 000 mortes a nível mundial. O exame regular da mama desempenha um papel crucial na deteção precoce do cancro da mama, o que aumenta as hipóteses de um tratamento bem-sucedido e de sobrevivência.

 

Através dos seus mais de 30 anos de trabalho de apoio à sensibilização para o cancro da mama, a Avon está determinada a aumentar a confiança das mulheres na saúde da mama, para que saibam o que é normal e como detetar os sinais de cancro da mama. Foi por isso que a Avon encomendou a pesquisa The Boob Census, uma visão abrangente das atitudes das mulheres em relação à sua saúde mamária e ao estado da consciencialização da saúde mamária em diversas populações.

 

Tornar o autoexame parte das rotinas de autocuidado

 

Os resultados do The Boob Census 2024 revelam que o autoexame dos sinais de cancro da mama está a melhorar – com o número de mulheres que afirmam nunca ter examinado os seus seios a cair de 13% em 2023 para 11% em 2024. Embora as mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos continuem a ser o grupo etário mais propenso a nunca fazer o autoexame da mama (12%), este valor representa uma diminuição em relação aos 18% registados em 2023, o que sugere que mais mulheres jovens estão conscientes da importância de verificar se existem alterações na saúde da mama.

 

As mulheres também referiram que estão a verificar os seus seios com mais regularidade, o que é importante para a deteção precoce. Em 2023, um quarto (25%) das mulheres afirmou ter verificado alterações nos seus seios há menos de um mês. A pesquisa de 2024 revela que esse número aumentou para mais de um terço (36%).

 

No entanto, é necessário fazer mais para garantir que as mulheres façam o autoexame com mais regularidade. Apenas metade (50%) das mulheres afirmam incluir o autoexame mamário na sua rotina e 38% admitem que não têm a certeza de quando devem examinar os seus seios. Entretanto, 83% das mulheres afirmam ter uma rotina regular de duche ou de cuidados pessoais, o que oferece uma enorme oportunidade de incorporar a saúde dos seios no seu regime de beleza.

 

A investigação também indica que há uma oportunidade para começar a falar sobre o cancro da mama. Menos mulheres estão a discutir a sua saúde mamária com outras pessoas, como amigos e familiares. Enquanto em 2023, 1 em cada 5 (19%) mulheres disse que não falava sobre a sua saúde mamária, este número subiu para 23% em 2024.

 

Como parte da sua Promessa do Cancro da Mama, a Avon continua a consciencializar os seus milhões de representantes em todo o mundo para conhecerem os sinais, os riscos e como serem proactivos no que diz respeito à saúde da mama.

 

Para encorajar as mulheres a tornarem-se mais conscientes em relação aos seus seios e a certificarem-se de que estão constantemente a verificar a saúde dos seus seios, a Avon está a encorajar a sua comunidade de representantes e todas as mulheres a desfrutarem de uma rotina de “Everything Shower” que inclua uma verificação do peito como parte essencial do processo.

 

Joanna Newark, Chief Storyteller and Breast Health Advocate, diz: “Ter uma boa aparência exterior começa com sentir-se saudável no interior. Entre fazer malabarismos com o trabalho, apoiar a família, ser amiga, filha, irmã ou mãe, as nossas vidas atarefadas podem fazer com que seja fácil ignorar ou desvalorizar os cuidados com a nossa saúde, mas é crucial que dediquemos algum tempo a verificarmo-nos a nós próprias. Tenho muito orgulho em fazer parte da Avon, uma empresa que apoia as mulheres todos os dias, incluindo a sensibilização e a angariação de fundos para combater o cancro da mama. O nosso último The Boob Census mostra que precisamos de continuar a sentir o amor das mamas e a encorajar as mulheres de todas as idades a tomarem conta da sua saúde e a assegurarem-se de que os exames regulares – quer em casa, quer com um profissional de saúde – fazem parte da sua rotina.”

 

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