5 coisas que não deve (mesmo) despejar no lavatório

Estes são os tipos de “perigos” mais comuns, capazes de entupir o seu ralo e sistema de canalização.

Já pensou em todo o tipo de coisas que costuma despejar no seu lavatório da cozinha? O mais provável é que não tenha tido a oportunidade de refletir sobre esta questão. A verdade é que ao longo do dia é normal que aproveite este equipamento para eliminar uma série de excessos e restos alimentares.

Sem saber pode estar muitas vezes a contribuir para a rápida degradação da sua canalização. Nem todo o tipo de líquido e sólidos devem ser eliminados através do ralo de lavatório. No entanto acabamos por não refletir o suficiente antes de “automaticamente” escolhermos despejar algo neste equipamento.

[Leia também: Cascas de frutas e legumes? Saiba como as pode (e deve) aproveitar]

Em particular certos tipos de alimentos e produtos podem ter um efeito bastante nefasto para a saúde das suas canalizações, entupindo as mesmas com facilidade e contribuindo para certos danos que podem ter consequências graves. Assim como um custo de reparação avultado.

Eis alguns dos exemplos que deve evitar.

 

  1. Arroz

Até pode achar que não tem mal nenhum despejar uns quantos grãos de arroz no ralo do lavatório, no entanto este é um hábito que deve quebrar. A verdade é que este tipo de alimentos “absorventes” – tais como arroz ou massa – são capazes de se expandir e aumentar o seu tamanho ao longo das tubagens devido ao contacto com a água e humidade. Por sua vez isto pode contribuir para a formação de entupimentos. É assim absolutamente recomendado que deite os restos de arroz no caixote de lixo antes de passar os pratos por água.

  1. Azeite

Este é um erro bastante comum. Apesar de ser um líquido a verdade é que os restos de azeite devem ser preferencialmente deitados no lixo e não no ralo de lavatório. Isto acontece porque ao arrefecer este tipo de líquido pode acabar por solidificar ou ganhar forma no interior dos canos, acabando assim por formar bloqueios que impedem a correta circulação da água.

  1. Borras de café

Despejar o resto da sua chávena de café não representa qualquer tipo de risco para a sua canalização. No entanto se decidir fazer o mesmo com as borras do café então o mais provável é que as consequências sejam mais desagradáveis. Este tipo de granulado pode facilmente acumular-se nos canos e cria pequenos bloqueios. Esta situação pode obrigar a uma reparação dispendiosa.

  1. Vegetais fibrosos

Seja a lavar ou a cortar os vegetais é bastante comum deixar cair alguns restos destes ingredientes no lavatório. Isto pode representar um risco para a sua canalização. Dependendo do tipo de vegetais é provável que os mais fibrosos – como os espargos, o aipo ou os brócolos – possam ser capazes de criar alguns bloqueios ao longo da canalização. Assegure-se de que protege o seu ralo quando estiver a lavar ou cortar estes vegetais e despeje os restos no caixote do lixo.

  1. Cascas de ovo

Podem até parecer frágeis, no entanto as cascas dos ovos podem igualmente criar sérios problemas para a sua canalização. Ao cozer ovos é habitual que no final descasque os mesmos no lavatório. Estas pequenas cascas de ovos podem ser bastante pequenas e parecer inofensivas, mas a verdade é que se as deixar ir pelo cano elas podem facilmente juntar-se, ao serem combinadas com a água, e criar entupimentos desagradáveis.

 

[Leia também: 5 erros que todos cometemos na limpeza da casa]

 

 

Ler Mais