Apesar do cancro da próstata representar estatisticamente a segunda neoplasia mais comum entre os homens acima dos 50 anos, logo após a do pulmão, há casos tratáveis quando são detetados atempadamente. José Graça faz parte dos casos de sucesso e é um exemplo de força e superação.
«Em 2014 estava a ser acompanhado devido a um caso de diagnóstico de cancro na família; fiz o exame de PSA (Antigénio Específico da Próstata) e apercebi-me que o valor estava um pouco alto para o que é considerado normal. Não apresentava qualquer tipo de sintoma, pelo que nunca considerei a hipótese de que poderia ter cancro», refere José Graça em entrevista à Forever Young.
«Aos 53 anos de idade, vi o meu mundo desabar quando recebi o diagnóstico de cancro da próstata. Após o choque inicial, não me dei por vencido e, com o apoio incondicional da família, decidi fazer o que estava ao meu alcance para vencer a batalha contra o cancro da próstata», revela.
Para o José partilhar o seu testemunho e ajudar outros homens que estejam a passar pelo mesmo é uma missão de vida. «Esse é também o principal motivo pelo qual me juntei à Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDP), na qual sou atualmente vice-presidente», refere José Graça.
Veja a entrevista aqui: