O cancro de cólon pode ser causado pelos alimentos que comemos. Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida e do Tampa General Hospital Cancer Institute (EUA) descobriram uma possível ligação entre a dieta ocidental (dominada por alimentos ultra processados e óleos não saudáveis) e a inflamação crónica que impulsiona o crescimento dos tumores.
Os pesquisadores observaram como alimentos ultra processados, como gelados, salsichas, batatas fritas, pães industriais, donuts, refrigerantes , sopas instantâneas, algumas bebidas alcoólicas, etc., provavelmente estão dificultando os processos naturais de cura do corpo.
Há muito se sabe que as pessoas que seguem dietas pouco saudáveis apresentam maior inflamação no corpo, afirma Timothy Yeatman , líder da pesquisa.
«Agora vemos que essa mesma inflamação nos próprios tumores de cólon, e o cancro é como uma ferida crónica que não cicatriza: se seu corpo é alimentado diariamente com alimentos ultra processados, a sua capacidade de curar essa ferida diminui devido à inflamação e à supressão do sistema imunológico que, em última análise, permite que o cancro cresça».
De acordo com o especialista, «as descobertas enfatizam a necessidade urgente de reavaliar os componentes da dieta ocidental, que normalmente consiste no consumo excessivo de açúcares adicionados, gorduras saturadas, alimentos ultra processados, produtos químicos e óleos de sementes inflamatórios» .