Cansado de tanta tralha em sua casa? Eis 10 formas inteligentes de se livrar do excesso

Acima de tudo, pense para além do caixote do lixo.

Quando de repente sentimos uma necessidade interior de limpar as nossas vidas, e sobretudo a nossa casa, a solução mais simples e imediata é sempre atirar tudo o que já não queremos para o lixo.  No entanto em grande parte dos casos esta não é a solução mais inteligente. Alguns objetos não devem nunca ser deitados para o lixo e outros podem ser perfeitamente reutilizados,

Quer saber quais são as melhore formas de doar, reciclar ou vender todos os artigos de que já não necessita? Confira a aqui a listagem de sugestões criada pelo portal Bestlife.

  1. Recicle os seus equipamentos electrónicos nas grandes lojas especializadas

Muito gadgets electrónico não devem ser simplesmente atirados para o lixo. Estes contém químicos tóxicos como o mercúrio que podem ser prejudiciais à saúde. Felizmente hoje em dia é fácil livrarmo-nos de computadores e telemóveis antigos de uma forma segura. Basta ir a alguma das mais conhecidas grandes superfícies e lojas de electrónica, aproveitando os seus serviços de reciclagem.

  1. Seque os baldes de tinta velhos

Caso não saiba, não deverá nunca atirar latas de tinta velha abertas para o lixo orgânico. Existem alguns locais especializados onde pode entregar este tipo de materiais. No entanto, caso prefira pode tentar simplesmente secar a tinta em sua casa através do método de deitar o excesso de tinta sobre um tipo de plástico apropriado que garanta a evaporação do liquido presente.

  1. Venda a roupa online

Não deverá deixar simplesmente a roupa acumular-se no seu quarto. Hoje em dia existem inúmeros site e aplicações móveis que facilitam o processo de venda de artigo usados online.

  1. Transforme roupa velha em panos de limpeza

Apesar de preferencialmente dever doar ou vender a sua roupa, no caso de estes artigos estarem muito danificados o melhor será mesmo tentar dar-lhes uma nova função. Utilizar peças velhas como panos de limpeza é uma forma simples e inteligente de aproveitar algo que de outra forma iria parar ao lixo.

  1. Doe toalhas velhas a centros de animais

Caso tenha em sua casa um conjunto de toalhas velhas ou ligeiramente danificadas que já não utilize então poderá entregá-las a algumas associações e centros de proteção de animal. Normalmente este tipo de instituições necessita sempre deste género de artigos para cuidar apropriadamente dos animais.

  1. Aproveite o seu lixo para composto orgânico

Hoje em dia não é aceitável continuar a desperdiçar comida, mesmo que esta esteja estragada. O mesmo se aplica a plantas mortas. Para estes casos o melhor é aplicar um processo de compostagem que o permita utilizar estes excedentes como adubo ou fertilizante.

  1. Digitalize os seu papeis, recibos e faturas

A melhor forma de se livrar da papelada sem perder nenhuma informação importante é procurar digitalizar os seus papeis essenciais. Caso possível tente igualmente sempre pedir o envio de faturas online.

  1. Transforme madeira em cobertura vegetal seca

Caso tenha algumas madeiras que sobraram após um projeto de construção, o melhor que pode fazer é aproveitar esses restos. Utilize um simples cortador de madeira para criar pequeno pedaços (habitualmente chamados de mulch) que podem ser utilizados para decorar o seu jardim como cobertura vegetal seca.

  1. Doe as canetas que já não utiliza

Não sabe onde entregar todos os seus lápis e canetas velhas? Felizmente existem alguns projetos (como o Right-to-Write) que se dedicam a entregar este tipo de materiais a crianças em países subdesenvolvidos. O simples ato de doar uma caneta pode fazer uma grande diferença na vida destas crianças.

  1. Tente doar um artigo todos os dias

Um exercício interessante para acelerar o processo de simplificação da sua vida e do seu espaço é comprometer-se com o desafio de doar um artigo todos os dias. Este processo criativo vai ajudar tremendamente a livrar-se de todas as coisas que já não necessita.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...