O estudo Target Group Index (TGI) da Marktest, realizado em 2015 para aferir quantos Portugueses usam cartões de fidelização, atesta que este número ronda os 5,7 milhões de consumidores. O mesmo é dizer que 66% da população usa um destes cartões associados a marcas.
Especialmente nesta época tão perto do Natal, torna-se ainda mais natural que a utilização destes produtos aumente. Todavia, é necessária alguma cautela ao usar cartões de crédito de lojas, pois muitos praticam a TAEG máxima definida pelo Banco de Portugal para este trimestre: 15,7%.
Para que perceba se estes cartões lhe trazem assim tantos benefícios, analisámos o mercado dos cartões de crédito de marcas em cinco setores diferentes:
- Hipermercados
- Vestuário
- Tecnologia
- Decoração e Mobiliário
- Automóvel
#1 – Hipermercados
Os cartões de fidelização dos hipermercados aqui em análise – Auchan, El Corte Inglés e Cartão Universo – não possuem anuidade (tecnicamente chamada de “comissão de disponibilização de cartão”), embora tenham taxas de juro elevadas, tal como se pode observar na tabela abaixo.
Marca / Cartão | Anuidade | TAN | TAEG | Seguros gratuitos | Descontos e Vantagens | |
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Na marca | Noutros parceiros | |||||
Auchan Cartão Oney Auchan |
Sem anuidade | 14,1% | 15,6% | ✗ |
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El Corte Inglés | Sem anuidade | 11,9% | 15,7% | ✗ |
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Grupo Sonae Cartão Universo |
Sem anuidade | 14,5% | 15,7% | Plano de Saúde Wells |
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- Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.
Entre todos os produtos analisados, há que salientar o Cartão Universo pelas inúmeras vantagens que apresenta em diversas marcas da Sonae, bem como pelo facto de dar acesso ao Plano de Saúde Wells, que engloba descontos no setor da saúde.
Ainda assim, é impossível não mencionar que todos estes cartões têm os seus descontos específicos tanto na própria marca como numa rede de parceiros externos, desde cinemas a oficinas e postos de abastecimento de combustível.
#2 – Vestuário
Os cartões de crédito da categoria de vestuário são os da Decathlon e o Cartão Must do Freeport.
Ambos não cobram anuidade, mas também não dispõem de seguros associados e ainda praticam taxas de juro em torno dos máximos definidos pelo Banco de Portugal para este trimestre.
Enquanto o cartão da Decathlon não oferece quaisquer descontos em parceiros externos, já o Cartão Must encontra-se associado a um clube de descontos, o que torna este último diferenciador pelo facto de as promoções e vantagens não serem apenas internas.
Marca / Cartão | Anuidade | TAN | TAEG | Seguros gratuitos | Descontos e Vantagens | |
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Na marca | Noutros parceiros | |||||
Decathlon | Sem anuidade | 11,8% | 15,7% | ✗ |
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✗ |
Cartão Must Freeport |
Sem anuidade | 14,1% | 15,6% | ✗ |
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- Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.
#3 – Tecnologia
Por sua vez, no setor da tecnologia existem três grandes marcas a oferecer cartões de fidelização: Media Markt, Rádio Popular e FNAC.
Todos os cartões de crédito destas lojas oferecem vantagens e descontos e só o da Media Markt não permite utilizá-lo noutros estabelecimentos. Porém, este último oferece um benefício para quem realiza muitas compras: 1% de cashback, ou seja, o consumidor recebe 1% do valor de todas as compras que efetuar mensalmente com o cartão, creditados na sua conta.
Marca / Cartão | Anuidade | TAN | TAEG | Seguros gratuitos | Utilização restrita à marca | Descontos e Vantagens | |
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Na marca | Noutros parceiros | ||||||
Media Markt | Sem anuidade | 11,8% | 15,7% | ✗ | Sim |
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✗ |
Rádio Popular | Sem anuidade | 11,8% | 15,7% | ✗ | Não |
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✗ |
FNAC | Sem anuidade | 11,9% | 15,7% | ✗ | Não |
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- Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.
4 – Decoração e Mobiliário
Na categoria “Decoração e Mobiliário” englobam-se os cartões da Conforama, IKEA, AKI e Leroy Merlin. Os primeiros dois praticam a TAEG máxima de 15,7% e não possuem descontos em parceiros externos. Já os dois últimos têm uma taxa de juro ligeiramente inferior (15,6%) e encontram-se associados a uma rede de descontos fora da marca.
Nenhum dos cartões de crédito de lojas desta categoria tem seguros gratuitos incluídos, sendo que também nenhum possui um custo anual.
Marca / Cartão | Anuidade | TAN | TAEG | Seguros gratuitos | Descontos e Vantagens | |
---|---|---|---|---|---|---|
Na marca | Noutros parceiros | |||||
Conforama | Sem anuidade | 11,8% | 15,7% | ✗ |
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✗ |
IKEA | Sem anuidade | 11,8% | 15,7% | ✗ |
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✗ |
AKI AKI Gold |
Sem anuidade | 14,1% | 15,6% | ✗ |
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Leroy Merlin | Sem anuidade | 14,1% | 15,6% | ✗ |
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- Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.
5 – Automóvel
Por fim, até no setor automóvel existem cartões de fidelização repletos de descontos, sendo possível salientar os da Salvador Caetano, da BP e da Norauto, todos sem anuidade.
É de salientar o cartão BP Powerplus por ser o único deste rol que inclui seguros gratuitos.
Ademais, todos os cartões desta categoria possuem diversas vantagens e descontos tanto na própria marca como em parceiros externos.
Marca / Cartão | Anuidade | TAN | TAEG | Seguros gratuitos | Descontos e Vantagens | |
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Na marca | Noutros parceiros | |||||
Salvador Caetano Caetano Go |
Sem anuidade | 11,8% | 15,7% | ✗ |
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BP Power Plus |
Sem anuidade | 14,6% | 15,7% | ✓ |
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Norauto Norauto + |
Sem anuidade | 14,1% | 15,6% | ✗ |
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- Dados retirados do website dos cartões a 31 de outubro de 2019.
Vale então a pena optar por aderir aos cartões de crédito de lojas?
Tendo em consideração todas as vantagens destes cartões – não apenas ao nível dos descontos dentro da marca como fora desta, passando pelo cashback oferecido por alguns e pela possibilidade de se aceder a promoções exclusivas -, a verdade é que se tornam numa excelente oportunidade para poupar dinheiro, especialmente para os clientes que fazem compras frequentes na mesma marca ou superfície comercial.
No entanto, é impossível não reparar que as TAEG associadas a estes cartões são elevadas quando comparadas com outras soluções existentes no mercado, pelo que estes acabam por não se tornar apelativos para usar como cartão de crédito regular e, caso o consumidor opte por isso, deve fazer os pagamentos a 100% para beneficiar do período de crédito sem juros.