Cascas de frutas e legumes? Saiba como as pode (e deve) aproveitar

Estes “restos” não devem ser desaproveitados. Conheça alguns dos usos mais surpreendentes.

“Não os coloque no lixo; faça-os trabalhar”. Esta é a recomendação de Melissa Breyer, explicada num recente artigo publicado no portal Mother Nature Network. A verdade é que as cascas dos legumes e das frutas que consumimos estão repletas de sabor e vitaminas que podem ser aproveitadas para outros efeitos.

Sendo certo que existem muitas pessoas que não se importam (e que até gostam) de comer a casca de certas frutas, outras simplesmente não o fazem e acabam frequentemente por desperdiçar estas ótimas “fontes” de fibra, textura e nutrientes.

[Leia também: 7 dicas de uma alimentação saudável para quem tem mais de 50 anos]

No entanto é importante assegurar que estas cascas são sempre lavadas antes de as utilizar ou consumir. Depois disso basta que use a sua criatividade para dar uma nova vida aos restos dos seus citrinos, das suas batatas, abacates, cebolas, etc.

Eis algumas das sugestões que pode seguir.

 

  1. Limpar superfícies

Antes de decidir utilizar os produtos mais agressivos que tem na dispensa experimente um método mais natural de limpeza. Numa determinada área aplique um pouco de sal e esfregue metades de limões já utilizados.

  1. Limpar o pote de café

Experimente este truque simples para refrescar e limpar o pote de vidro da máquina de café. Coloque no interior vazio do pote alguns cubos de gelo, sal e cascas de limão. Mexa tudo durante alguns minutos e depois deite fora o conteúdo e passe por água.

  1. Tingir tecidos

As cascas de romã podem ser ótimas para colorir certos materiais e tecidos. Numa taça de aço inoxidável coloque água a ferver e adicione estas cascas. Deixe repousar durante a noite. No dia seguinte aqueça um pouco a água, retire as cascas e adicione uma peça de roupa. Deixe repousar durante a noite. Depois basta que retire a peça e passe por água fria.

[Leia também: Romã: uma super-fruta recomendada por especialistas de saúde]

  1. Crisps de batata

Misture os restos de casca de batata com um pouco de sumo de limão e azeite. Envolva bem. Coloque as cascas numa travessa e leve ao forno (400º) durante 10 minutos. Vire uma vez até que as cascas ganhem uma cor dourada acastanhada. Tempere a gosto

  1. Extrato cítrico

Aproveite as cascas de limão, lima e laranjas. Retire os excessos e deixe-as secar durante 3 a 4 dias. Coloque tudo numa liquidificadora, até que fique tudo quase em pó. Este extrato pode ser depois utilizado em bebidas, bolos ou outros tipos de pratos.

  1. Hidrate a pele

Aproveite o resto do interior de um abacate e esfregue-o na sua cara. As propriedades nutritivas deste fruto irão servir como um hidratante natural.

 

[Leia também: Abacate. 5 receitas para aproveitar o fruto da moda]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...