A parte do sabugueiro que pode ser usada são as flores. As folhas são tóxicas e que não devem ser utilizadas oralmente.
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente. Por isso, é preciso ingerir com cuidado.
Para que serve o chá de sabugueiro
O chá de sabugueiro é conhecido por ser diurético. Ou seja, pode ajudar a intensificar o fluxo urinário. A planta também tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, que auxiliam no tratamento de lesões da pele e mucosas, promovendo a cicatrização e modulando os possíveis focos inflamatórios.
O sabugueiro é considerado antipirético, e pode auxiliar a reduzir a febre. O chá é comumente usado para contribuir no tratamento de gripes, sinusite, sarampo e gota.
O objetivo das plantas medicinais é ajudar a combater algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não são considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico.
Como fazer o chá
Separar uma colher de sobremesa (10 mL/2 g) das flores secas
Preparar a infusão em 150 mL de água quente
Tomar uma ou duas vezes ao dia