Estudo publicado no “Journal of the International Society of Sports Nutrition” sugere que o consumo de chocolate preto, para além de beneficiar a saúde cardiovascular, pode melhorar o desempenho físico dos desportistas.
Investigadores da Universidade de Kingston, no Reino Unido, verificaram que o chocolate negro fornece benefícios similares ao sumo de beterraba, o qual é utilizado por muitos desportista de elite para aumentar o seu desempenho.
O sumo de beterraba é rico em nitratos que são convertidos em óxido nítrico no organismo, o que facilita a dilatação dos vasos sanguíneos e reduz o consumo de oxigénio, permitindo um melhor desempenho.
Neste estudo, os investigadores decidiram averiguar se o chocolate negro poderia fornecer os mesmos benefícios, uma vez que contém a epicatequina, um tipo de flavonoide presente no grão de cacau que também aumenta a produção de óxido nítrico no organismo.
“Tanto o chocolate negro como o sumo de beterraba são conhecidos por aumentar os níveis de óxido nítrico, que é o mecanismo que acreditamos que seja responsável por estes resultados. Agora constatámos que as pessoas podem praticar exercício eficazmente ao longo de mais tempo após comerem chocolate negro”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Rishikesh Kankesh Patel.