Se sofre de stress social saiba que pode estar a correr o risco de envelhecer mais depressa

Encontre aqui os motivos pelos quais isso pode estar a acontecer.

Em primeiro lugar convém esclarecer o que é precisamente stress social. Stress social inclui situações como discriminação e problemas familiares, além de problemas no trabalho e com dinheiro.

De acordo com um estudo recente, todas essas situações podem contribuir para o envelhecimento prematuro do sistema imunológico. Este é um problema que se agrava devido ao facto de o sistema imunológico já se deteriorar com a idade.

Mas quais as consequências?
«O envelhecimento imunológico pode levar ao cancro, doenças cardíacas e outras condições de saúde relacionadas com a idade, além de reduzir a eficácia das vacinas, como a Covid-19», refere Eric Klopack, pós-doutorando na Escola de Gerontologia Leonard Davis da Universidade do Sul da Califórnia e responsável pelo estudo.

«Pessoas com níveis mais elevados de stress apresentam perfis imunológicos aparentemente mais velhos, com porcentagens mais baixas de combatentes de doenças recentes e percentagens mais altas de células T desgastadas», disse Klopack.

As células T são algumas das maiores defensoras do corpo, desempenhando várias funções importantes, como eliminar diretamente células infectadas por vírus e cancerosas e ajudar a eliminar as chamadas “células zumbis”, células senescentes que não se dividem, mas que se recusam a morrer.

Estas células libertam uma variedade de proteínas que afetam os tecidos à sua volta, demonstrando contribuir para a inflamação crónica. À medida que se acumulam no organismo promovem o envelhecimento, como a osteoporose, a doença pulmonar obstrutiva crónica e doença de Alzheimer.

O estudo revelou ainda que as pessoas com mais stress social tinham menos células T “ingénuas”, estas são as células jovens e frescas necessárias para enfrentar novos invasores.

«Com este estudo queremos contribuir para as descobertas de que o stress psicológico, por um lado, e o bem-estar e os recursos, por outro, estão associados ao envelhecimento imunológico».

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...