Partilhar

Cidade portuguesa apresenta nova candidatura a Capital Verde Europeia

O Prémio Capital Verde da Europa (European Green Capital Award), organizado pela Comissão Europeia, reconhece e premeia os esforços locais para melhorar o ambiente e, assim, a economia e a qualidade de vida nas cidades.

6 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

A Câmara de Guimarães anunciou hoje uma nova candidatura a Capital Verde Europeia 2026, depois de ter perdido para Vilnius, capital da Lituânia, a distinção relativa a 2025 que premeia os esforços locais para melhorar o ambiente, avança a Lusa.

“Os vimaranenses foram, e continuarão a ser, envolvidos no caminho da neutralidade climática e da proteção do ambiente, pelo que manteremos todo o empenho e força rumo a uma nova candidatura, já no próximo ano, para 2026”, afirmou Domingos Bragança (PS), presidente da Câmara de Guimarães, citado num comunicado enviado à Lusa.

“Como vimos hoje, na declaração final do júri, Guimarães tem feito um caminho exemplar e inspirador para a Europa. Continuaremos a trabalhar para uma cidade e para um mundo cada vez mais baseado nos valores da ecologia”, acrescentou o autarca.

A cidade de Vilnius venceu o Prémio Capital Verde Europeia 2025, à frente das outras duas cidades finalistas à distinção, Guimarães e Graz, na Áustria, foi anunciado durante uma cerimónia que decorreu em Tallinn, capital da Estónia.

O Prémio Capital Verde da Europa (European Green Capital Award), organizado pela Comissão Europeia, reconhece e premeia os esforços locais para melhorar o ambiente e, assim, a economia e a qualidade de vida nas cidades.

O prémio é concedido todos os anos a uma cidade que lidera a vida urbana ecologicamente correta e incentiva as cidades a se comprometerem com metas ambiciosas para melhorar ainda mais o meio ambiente.

O galardão visa premiar cidades que tenham um registo consistente em alcançar altos padrões ambientais, encorajar cidades a alcançar objetivos ambiciosos, no que diz respeito a melhorias ambientais e desenvolvimento sustentável, e proporcionar um modelo para inspirar outras cidades e promover boas práticas e experiências em todas as cidades europeias.

Em 2020, foi Lisboa a vencer o prémio.

A Comissão Europeia atribui 600 mil euros à vencedora para melhorar a sustentabilidade ambiental da cidade.

Após o anúncio de Vilnius como vencedora para 2025, o presidente da câmara vimaranense reiterou no comunicado a aposta no caminho da sustentabilidade e da neutralidade carbónica.

Na nota, Domingos Bragança mostrou-se “orgulhoso com as mudanças que já foram conseguidas no território” e que “terão impacto positivo no futuro”.

O autarca deu “os parabéns a toda a equipa, liderada pela vice-presidente, Adelina Pinto, que elaborou todo o processo de candidatura, e a toda a delegação que defendeu Guimarães perante o júri, mostrando-se confiante no sucesso da nova candidatura”, lê-se no documento.

“Guimarães dá os parabéns a Vilnius, que certamente será uma inspiração para todas as cidades europeias”, concluiu a nota.

Esta foi a segunda candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, depois de uma primeira apresentada em 2017, ficando em quinto lugar entre as 13 cidades concorrentes, mas “o município continuou a reforçar a sua aposta no desenvolvimento sustentável do território, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo projetos de elevado valor”, indicou a autarquia num comunicado divulgado em maio deste ano.

Segundo o município, a nova candidatura demonstrava o percurso e as metas a atingir para sete indicadores de sustentabilidade: qualidade do ar, ruído, água, natureza, biodiversidade e uso sustentável do solo, resíduos e economia circular, alterações climáticas, mitigação e adaptação.

“Guimarães volta a demonstrar a importância de um modelo de governança integrador e multidisciplinar – Ecossistema de Governança 2030 – assente na aposta na investigação, envolvimento, educação e sensibilização ambiental, através do Laboratório da Paisagem, instituição que coordenou a presente candidatura”, salientou na altura a câmara.

A autarquia explicava ainda que os compromissos da cidade para a neutralidade climática e para os zero resíduos, a aposta na educação ambiental através do programa Pegadas, ou os projetos estruturantes das ecovias ou das bacias de retenção eram alguns dos muitos destaques da candidatura.

 

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 2 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 2 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 3 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 4 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 4 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 5 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 5 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 6 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 7 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 8 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 8 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 9 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 9 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 9 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 9 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 10 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 10 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 10 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.